Ministério da Saúde  
Informações de Saúde MS/SE/Datasus

Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde CNES
Notas Técnicas


O TabNet do CNES reflete a série histórica do Cadastro, por mês de competência, estando disponível com defasagem de até 45 dias. Dados mais recentes podem ser obtidos no site do CNES.


Recursos Humanos

Apresenta o quantitativo de profissionais (indivíduos) e de vínculos cadastrados no CNES. Na segunda opção, se um mesmo profissional possuir dois ou mais vínculos, seja em uma mesma instituição ou em estabelecimentos distintos, é contabilizado mais de uma vez. Na primeira opção, é contado apenas uma vez.

A partir de agosto de 2007 as categorias profissionais passaram a ser classificadas pela Classificação Brasileira de Ocupações de 2002 - CBO 2002. Por isto existem duas opções de tabulação: uma que disponibiliza dados anteriores a agosto de 2007, utilizando a CBO 1994, e outra com dados de agosto de 2007 em diante, utilizando a CBO mais recente.

As ocupações foram agrupadas em Pessoal de Saúde - Nível Superior, Pessoal de Saúde - Nível Técnico e Auxiliar, Pessoal de Saúde - Nível Elementar, Pessoal Administrativo, conforme agrupamento utilizado na Pesquisa Assistência Médico Sanitária (AMS) do IBGE. Estão disponíveis também um agrupamento das ocupações de Médicos e uma relação com todas as ocupações.

Todas as opções de pesquisa possibilitam tabulações a partir das seguintes variáveis básicas: Ensino/Pesquisa, Esfera Administrativa, Natureza, Tipo de Estabelecimento, Tipo de Gestão, Tipo de Prestador.

Origem dos dados

Descrição das variáveis disponíveis para tabulação

Outras formas de obtenção de informações


Origem dos dados

As informações disponíveis são geradas a partir dos dados enviados pelas Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde através do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES/SUS) e consolidadas no Banco de Dados Nacional pelo DATASUS, conforme determina a Portaria SAS/SE/MS nº 49 de 4 de julho de 2006 e SAS/MS 311 de 14 de maio de 2007.

Voltar ao início


Descrição das variáveis disponíveis para tabulação

Ano e Mês de Competência

Ano e mês de competência dos dados.

Ensino/ Pesquisa

ndica qual a relação do estabelecimento de saúde com as escolas superiores de medicina, identificando se o estabelecimento tem ou não atividade de ensino, se é auxiliar de ensino ou estabelecimento de ensino superior, etc. Define também os estabelecimentos de saúde que são certificados pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Pode ser: Universitária, Escola Superior Isolada, Auxiliar de Ensino, Hospital de Ensino.

Esfera Administrativa

Corresponde à esfera administrativa a qual o estabelecimento de saúde está diretamente subordinado.

Localização

Local (município, região metropolitana, microrregião, aglomerado urbano, regional de saúde, macrorregional de saúde, UF ou região) onde está localizado o estabelecimento de saúde.

Município Res Prof

Município de residência do profissional informado no cadastro..

Natureza

Define a origem do capital social da organização e a vinculação administrativa.

Ocupação - Classificação Brasileira de Ocupação - CBO

É uma tabela do Ministério do Trabalho que codifica títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. Essa tabela identifica os profissionais que atuam em estabelecimentos de saúde ambulatoriais e hospitalares.

Observe-se que, a partir da competência agosto/2007, o CNES deixou de adotar a tabela CBO 1994 para adotar a codificação da tabela CBO 2002, com novos critérios. Alguns códigos da versão da CBO 1994, não possuem correspondência na versão da CBO 2002. Desta forma, foram atribuídos a estes registros os códigos: 1999A2 - Ocup Nív.Sup CBO1994 s/correspondência na CBO2002, para as ocupações de nível superior e 1999A1-Ocup Nív.Méd CBO1994 s/correspondência na CBO2002, para as ocupações de nível técnico e auxiliar (médio).

Tipo de Estabelecimento

Os tipos de estabelecimentos de saúde são definidos com base nas atividades profissionais e serviços ofertados à população.

Tipo de Gestão

Identifica a qual gestor (Estadual ou Municipal) o estabelecimento tem contrato/convênio, e que é responsável pelo cadastro, programação, autorização e pagamento dos serviços prestados SUS.

Tipo de Prestador

Tipo de prestador de serviço (público, privado, filantrópico, sindicato). Observe-se que, a partir da competência julho/2003, houve reclassificação dos estabelecimentos, com novos critérios.

Voltar ao início


Outras formas de obtenção de informações

Consulte o site do CNES: http://cnes.datasus.gov.br

Formas de contato com o DATASUS

Por correspondência ou ofício:
Ministério da Saúde
Secretaria Executiva
Departamento de Informática do SUS
Coordenação Geral de Informações de Saúde
 
Rua México, 128, 8º andar
CEP 20.031-142 - Castelo
Rio de Janeiro - RJ
 
Por fax: (21)3985-7240
 
Pela página do Datasus, através do Fale conosco.

Pode ser utilizado para contato, também, o MS-BBS (Bulletim Board System) do DATASUS, através do telefone (21)3985-7050, em velocidade de até 56 Kbps, configuração 8-N-1, 24 horas por dia.

Neste BBS, podem ser copiados (download) para o seu micro novas versões dos softwares distribuídos, assim como outros utilitários e arquivos de interesse para a área de saúde.

Voltar ao início