Apresenta o quantitativo de recursos físicos instalados nos estabelecimentos de saúde contidos no CNES. Considera-se como recursos físicos as instalações para atendimento, tais como salas, consultórios, leitos e equipamentos.
Na opção AMBULATÓRIO - CONSULTÓRIO, podem ser obtidos dados sobre o quantitativo de instalações físicas de consultórios em ambulatórios contidos no CNES, conforme as opções Clínica Básica, Clínica Especializada, Clínico Indiferente, Odontológicos, Não Médicos.
A opção AMBULATÓRIO - LEITOS DE REPOUSO/OBSERVAÇÃO - Apresenta o quantitativo de leitos em ambulatórios, conforme as opções Leito Repouso/Observação Pediatria, Leito Repouso/Observação Feminino, Leito Repouso/Observação Masculino, Leito Repouso/Observação Indiferenciado. São aqueles leitos destinados a acomodar os pacientes que necessitem ficar sob supervisão médica e ou de enfermagem para fins de diagnóstico ou terapêutica durante um período inferior a 24 horas.
Na opção HOSPITALAR - LEITOS DE INTERNAÇÃO - Pode-se obter o quantitativo de leitos em ambientes hospitalares, nas categorias de leitos cirúrgicos, clínicos, obstétricos, pediátricos, hospital dia e outras especialidades, na quantidade existente e na disponibilizada para atendimento pelo SUS e atendimento Não SUS. São as camas destinadas à internação de um paciente no hospital. Não considera como leito hospitalar os leitos de observação.
Na opção HOSPITALAR - OBSTETRÍCIA E NEONATOLOGIA - Pode-se obter o quantitativo de leitos em ambientes hospitalares, nas categorias de leitos obstétricos e Neonatologia na quantidade existente e na disponibilizada para atendimento pelo SUS e atendimento Não SUS.
Na opção HOSPITALAR - INSTALAÇÕES FÍSICAS DE OBSTETRÍCIA E NEONATOLOGIA - Pode-se obter o quantitativo de leitos de internação em ambientes hospitalares, específicos para maternidades e UTI neo-natais, na quantidade existente de Pré Parto, Recém Nato Normal, RN Patolológico, Conjunto para RN.
Na opção HOSPITALAR - LEITOS COMPLEMENTARES - Pode-se obter o quantitativo de leitos em ambientes hospitalares, nas categorias de leitos complementares (UTI e Unidade Intermediária), na quantidade existente e na disponibilizada para atendimento pelo SUS e atendimento Não SUS.
A opção URGÊNCIA - CONSULTÓRIO - Informa o quantitativo de consultórios em ambientes de urgência/emergência, conforme as opções consultórios odontológicos e médicos.
Em URGÊNCIA - LEITOS REPOUSO/OBSERVAÇÃO - obtém-se a quantidade de leitos de repouso/observação em ambientes de urgência/emergência, conforme as opções Pediatria, Masculino, Feminino e Indiferenciado. São aqueles leitos destinados a acomodar os pacientes que necessitem ficar sob supervisão médica e ou de enfermagem para fins de diagnóstico ou terapêutica durante um período inferior a 24 horas.
A opção EQUIPAMENTOS - mostra a quantidade de equipamentos existentes, a quantidade de equipamentos em uso e a quantidade de estabelecimentos que dispõem daquele tipo de equipamento.
Todas as opções de pesquisa possibilitam tabulações a partir das seguintes variáveis básicas: Ensino/Pesquisa, Esfera Administrativa, Natureza, Tipo de Estabelecimento, Tipo de Gestão, Tipo de Prestador.
As informações disponíveis são geradas a partir dos dados enviados pelas Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde através do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES/SUS) e consolidadas no Banco de Dados Nacional pelo DATASUS, conforme determina a Portaria MS/SAS nº 51 de 21/06/1995.
Ano e mês de competência dos dados.
Indica qual a relação do estabelecimento de saúde com as escolas superiores de medicina, identificando se o estabelecimento tem ou não atividade de ensino, se é auxiliar de ensino ou estabelecimento de ensino superior, etc. Define também os estabelecimentos de saúde que são certificados pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação como HOSPITAL DE ENSINO..
Os equipamentos são classificados por categorias: Diagnóstico por imagem, Infra-estrutura, Métodos Ópticos, Métodos Gráficos, Manutenção da vida, Odontologia, Outros equipamentos
Corresponde à esfera administrativa a qual o estabelecimento de saúde está diretamente subordinado.
Local (município, região metropolitana, microrregião, aglomerado urbano, regional de saúde, macrorregional de saúde, UF ou região) onde está localizado o estabelecimento de saúde.
Define a origem do capital social da organização e a vinculação administrativa.
Especifica o tipo de atendimento prestado que o estabelecimento executa: SUS, Particular, Plano de Saúde Público ou Plano de Saúde Privado.
Os tipos de estabelecimentos de saúde são definidos com base nas atividades profissionais e serviços ofertados à população.
Identifica a qual gestor (Estadual, Municipal ou Dupla) o estabelecimento tem contrato/convênio, e que é responsável pelo cadastro, programação, autorização e pagamento dos serviços prestados SUS.
Tipo de prestador de serviço (público, privado, filantrópico, sindicato). Observe-se que, a partir da competência julho/2003, houve reclassificação dos estabelecimentos, com novos critérios.
Consulte o site do CNES: http://cnes.datasus.gov.br
Pode ser utilizado para contato, também, o MS-BBS (Bulletim Board System) do DATASUS, através do telefone (21)3985-7050, em velocidade de até 56 Kbps, configuração 8-N-1, 24 horas por dia.
Neste BBS, podem ser copiados (download) para o seu micro novas versões dos softwares distribuídos, assim como outros utilitários e arquivos de interesse para a área de saúde.