Ministério da Saúde  
Informações de Saúde MS/SE/Datasus

Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde CNES
Notas Técnicas


O TabNet do CNES reflete a série histórica do Cadastro, por mês de competência, estando disponível com defasagem de até 45 dias. Dados mais recentes podem ser obtidos no site do CNES.

A partir da competência de Janeiro 2010 os dados referentes a leitos Complementares foram retirados da consulta referente a leitos de Internação, passando a constituir uma consulta específica conforme descrito a seguir.


Recursos Físicos

Apresenta o quantitativo de recursos físicos instalados nos estabelecimentos de saúde contidos no CNES. Considera-se como recursos físicos as instalações para atendimento, tais como salas, consultórios, leitos e equipamentos.

Na opção AMBULATÓRIO - CONSULTÓRIO, podem ser obtidos dados sobre o quantitativo de instalações físicas de consultórios em ambulatórios contidos no CNES, conforme as opções Clínica Básica, Clínica Especializada, Clínico Indiferente, Odontológicos, Não Médicos.

A opção AMBULATÓRIO - LEITOS DE REPOUSO/OBSERVAÇÃO - Apresenta o quantitativo de leitos em ambulatórios, conforme as opções Leito Repouso/Observação Pediatria, Leito Repouso/Observação Feminino, Leito Repouso/Observação Masculino, Leito Repouso/Observação Indiferenciado. São aqueles leitos destinados a acomodar os pacientes que necessitem ficar sob supervisão médica e ou de enfermagem para fins de diagnóstico ou terapêutica durante um período inferior a 24 horas.

Na opção HOSPITALAR - LEITOS DE INTERNAÇÃO - Pode-se obter o quantitativo de leitos em ambientes hospitalares, nas categorias de leitos cirúrgicos, clínicos, obstétricos, pediátricos, hospital dia e outras especialidades, na quantidade existente e na disponibilizada para atendimento pelo SUS e atendimento Não SUS. São as camas destinadas à internação de um paciente no hospital. Não considera como leito hospitalar os leitos de observação.

Na opção HOSPITALAR - OBSTETRÍCIA E NEONATOLOGIA - Pode-se obter o quantitativo de leitos em ambientes hospitalares, nas categorias de leitos obstétricos e Neonatologia na quantidade existente e na disponibilizada para atendimento pelo SUS e atendimento Não SUS.

Na opção HOSPITALAR - INSTALAÇÕES FÍSICAS DE OBSTETRÍCIA E NEONATOLOGIA - Pode-se obter o quantitativo de leitos de internação em ambientes hospitalares, específicos para maternidades e UTI neo-natais, na quantidade existente de Pré Parto, Recém Nato Normal, RN Patolológico, Conjunto para RN.

Na opção HOSPITALAR - LEITOS COMPLEMENTARES - Pode-se obter o quantitativo de leitos em ambientes hospitalares, nas categorias de leitos complementares (UTI e Unidade Intermediária), na quantidade existente e na disponibilizada para atendimento pelo SUS e atendimento Não SUS.

A opção URGÊNCIA - CONSULTÓRIO - Informa o quantitativo de consultórios em ambientes de urgência/emergência, conforme as opções consultórios odontológicos e médicos.

Em URGÊNCIA - LEITOS REPOUSO/OBSERVAÇÃO - obtém-se a quantidade de leitos de repouso/observação em ambientes de urgência/emergência, conforme as opções Pediatria, Masculino, Feminino e Indiferenciado. São aqueles leitos destinados a acomodar os pacientes que necessitem ficar sob supervisão médica e ou de enfermagem para fins de diagnóstico ou terapêutica durante um período inferior a 24 horas.

A opção EQUIPAMENTOS - mostra a quantidade de equipamentos existentes, a quantidade de equipamentos em uso e a quantidade de estabelecimentos que dispõem daquele tipo de equipamento.

Todas as opções de pesquisa possibilitam tabulações a partir das seguintes variáveis básicas: Ensino/Pesquisa, Esfera Administrativa, Natureza, Tipo de Estabelecimento, Tipo de Gestão, Tipo de Prestador.

Origem dos dados

Descrição das variáveis disponíveis para tabulação

Outras formas de obtenção de informações


Origem dos dados

As informações disponíveis são geradas a partir dos dados enviados pelas Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde através do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES/SUS) e consolidadas no Banco de Dados Nacional pelo DATASUS, conforme determina a Portaria MS/SAS nº 51 de 21/06/1995.

Voltar ao início


Descrição das variáveis disponíveis para tabulação

Ano e Mês de Competência

Ano e mês de competência dos dados.

Ensino/ Pesquisa

Indica qual a relação do estabelecimento de saúde com as escolas superiores de medicina, identificando se o estabelecimento tem ou não atividade de ensino, se é auxiliar de ensino ou estabelecimento de ensino superior, etc. Define também os estabelecimentos de saúde que são certificados pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação como HOSPITAL DE ENSINO..

Equipamentos

Os equipamentos são classificados por categorias: Diagnóstico por imagem, Infra-estrutura, Métodos Ópticos, Métodos Gráficos, Manutenção da vida, Odontologia, Outros equipamentos

Esfera Administrativa

Corresponde à esfera administrativa a qual o estabelecimento de saúde está diretamente subordinado.

Localização

Local (município, região metropolitana, microrregião, aglomerado urbano, regional de saúde, macrorregional de saúde, UF ou região) onde está localizado o estabelecimento de saúde.

Natureza

Define a origem do capital social da organização e a vinculação administrativa.

Tipo de Atendimento Prestado

Especifica o tipo de atendimento prestado que o estabelecimento executa: SUS, Particular, Plano de Saúde Público ou Plano de Saúde Privado.

Tipo de Estabelecimento

Os tipos de estabelecimentos de saúde são definidos com base nas atividades profissionais e serviços ofertados à população.

Tipo de Gestão

Identifica a qual gestor (Estadual, Municipal ou Dupla) o estabelecimento tem contrato/convênio, e que é responsável pelo cadastro, programação, autorização e pagamento dos serviços prestados SUS.

Tipo de Prestador

Tipo de prestador de serviço (público, privado, filantrópico, sindicato). Observe-se que, a partir da competência julho/2003, houve reclassificação dos estabelecimentos, com novos critérios.

Voltar ao início


Outras formas de obtenção de informações

Consulte o site do CNES: http://cnes.datasus.gov.br

Formas de contato com o DATASUS

Por correspondência ou ofício:
Ministério da Saúde
Secretaria Executiva
Departamento de Informática do SUS
Coordenação Geral de Informações de Saúde
 
Rua México, 128, 8º andar
CEP 20.031-142 - Castelo
Rio de Janeiro - RJ
 
Por fax: (21)3985-7240
 
Pela página do Datasus, através do Fale conosco.

Pode ser utilizado para contato, também, o MS-BBS (Bulletim Board System) do DATASUS, através do telefone (21)3985-7050, em velocidade de até 56 Kbps, configuração 8-N-1, 24 horas por dia.

Neste BBS, podem ser copiados (download) para o seu micro novas versões dos softwares distribuídos, assim como outros utilitários e arquivos de interesse para a área de saúde.

Voltar ao início