Bloco 17 - Equipamentos de diagnóstico por imagem

Para este bloco, estão disponíveis as seguintes informações do número de equipamentos:

O número de equipamentos em uso pode ser estratificado pelo tempo de fabricação:

Para utilizar o número de estabelecimentos com equipamentos em condições de uso ou disponíveis ao SUS, é necessário selecionar nas linhas ou colunas a variável "Tipo de equipament", ou então usar como critério de seleção uma categoria desta mesma variável.

Os equipamentos coletados são:

  1. Gama câmara:

Aparelho utilizado em medicina nuclear para captar a radiação emitida pelos traçadores/marcadores radioativos. Serve para avaliação dinâmica do metabolismo do paciente e também é utilizada em laboratórios de radioimunoensaio.

  1. Mamógrafo com comando simples:

Aparelho de raios X utilizado no exame das mamas. Utilizado para o exame preventivo e diagnóstico precoce de câncer de mama.

  1. Mamógrafo com estereotaxia:

Aparelho de raios X utilizado no exame das mamas com um equipamento de estereotaxia acoplado. Utilizado no exame preventivo e diagnóstico precoce de câncer de mama. O equipamento de estereotaxia serve para determinar a posição exata do tumor e assim permitir uma biópsia ou a retirada do tumor de forma precisa.

  1. Raio X até 100mA:

Aparelhos de raios X simples, com potência de até 100 mA.

  1. Raio X de 100 mA a 500 mA:

Aparelhos de raios X simples, com potência de 100 mA até 500 mA.

  1. Raio X mais de 500 mA:

Aparelhos de raios X simples, com potência de mais de 500 mA.

  1. Raio X dentário:

Aparelho de raios X utilizado em odontologia.

  1. Raio X com fluoroscopia:

Aparelho de raios X com sistema de visualização de imagem de órgãos internos do corpo humano (artérias, veias, etc.), permitindo um exame dinâmico do funcionamento dos mesmos. A visualização da imagem pode ser realizada utilizando uma tela de fluoroscopia ou através de um sistema com intensificador de imagens acoplado a um sistema de TV. Muitas vezes é injetado um contraste no paciente para melhor visualização da região de interesse.

  1. Raio X para densitometria óssea:

Aparelho de raios X utilizado para medição da densidade óssea. Utilizado para o diagnóstico da osteoporose.

  1. Raio X para hemodinâmica:

Aparelho de raios X com sistema de visualização de imagem para avaliação dinâmica do sistema cardiovascular. A visualização da imagem é realizada através de um sistema com intensificador de imagens acoplado a um sistema de TV. Normalmente é injetado um contraste no paciente para visualização da região de interesse.

  1. Tomógrafo computadorizado:

Aparelho de raio X com visualização da imagem em vídeo e sistema informatizado de reconstituição de imagem obtida através de sucessivos cortes radiológicos (Tomografia).

  1. Ressonância magnética:

Aparelho utilizado para realizar exames de diagnóstico por imagem obtida através de ressonância magnética.

  1. Ultrassom Doppler colorido:

Aparelho utilizado para visualizar e avaliar o fluxo sangüíneo nas veias e artérias. Nos aparelhos mais modernos existe a opção do "Power Doppler" utilizado para avaliar a perfusão do sangue nos tecidos.

  1. Ultrassom ecógrafo:

Aparelho utilizado para gerar imagens de órgãos e regiões do corpo humano.

Origem: Bloco 17, itens 01 a 70 (V1701 a V1770)