Ministério da Saúde  
Informações de Saúde MS/SE/Datasus

Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico
Vigitel
Notas Técnicas



Origem dos dados

Descrição das variáveis disponíveis para tabulação

Outras formas de obtenção de informações


Origem dos dados

As informações disponíveis foram obtidas do VIGITEL - Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por Inquérito Telefônico, em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal, a partir dos microdados da pesquisa.

Para mais detalhes sobre a pesquisa, podem ser consultadas as respectivas publicações:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa.
Vigitel Brasil 2006 : vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico.
Brasília : Ministério da Saúde, 2007. 297 p. : il. – (Série G. Estatística e Informação em Saúde)
ISBN 978-85-334-1355-9

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa.
Vigitel Brasil 2007 : vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico.
Brasília : Ministério da Saúde, 2009. 136 p. : il. – (Série G. Estatística e Informação em Saúde)
ISBN 978-85-334-1565-2

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa.
Vigitel Brasil 2008 : vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico.
Brasília : Ministério da Saúde, 2009. 112 p. : il. – (Série G. Estatística e Informação em Saúde)
ISBN 978-85-334-1731-1

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa.
Vigitel Brasil 2009 : vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico.
Brasília : Ministério da Saúde, 2010. 150 p. : il. – (Série G. Estatística e Informação em Saúde)
ISBN

Estas publicações estão disponíveis no sítio do Ministério da Saúde.

Os microdados do inquérito, assim como o dicionário de dados, podem ser baixados da página de Bases de Dados disponíveis da SVS.

Voltar ao início


Descrição das variáveis disponíveis para tabulação

O universo da pesquisa do Vigitel é de adultos, com 18 ou mais anos de idade, residentes em uma das capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, em domicílios servidos por pelo menos uma linha telefônica fixa no ano. Para mais detalhes sobre os critérios de amostragem e de expansão da amostra, podem ser vistas as publicações acima citadas.

Através da Internet, o DATASUS e a SVS disponibilizam as principais informações para tabulações sobre o Vigitel:

% de fumantes

Proporção (%) do número de indivíduos fumantes sobre o número de indivíduos entrevistados. Foi considerado fumante o indivíduo que respondeu positivamente à questão "O(a) sr(a) fuma?", independente do número de cigarros, da frequência e da duração do hábito de fumar.

% de fumantes (>=20 cigarros)

Proporção (%) do número de indivíduos que fumam 20 ou mais cigarros por dia sobre o número de indivíduos entrevistados, conforme resposta à questão: "Quantos cigarros o(a) sr(a) fuma por dia?".

% de ex-fumantes

Proporção (%) do número de indivíduos ex-fumantes sobre o número de indivíduos entrevistados. Foi considerado ex-fumante o indivíduo não fumante que respondeu positivamente à questão "O(a) sr(a) já fumou?", independentemente do número de cigarros e da duração do hábito de fumar.

% de fumantes passivos (casa)

Proporção (%) do número de indivíduos não fumantes que relatam que pelo menos um dos moradores do seu domicílio costuma fumar dentro de casa, sobre o número de indivíduos entrevistados, conforme resposta à questão: "Alguma das pessoas que mora com o(a) Sr(a) costuma fumar dentro de casa?".

Nota: Disponível a partir de 2009.

% de fumantes passivos (trab)

Proporção (%) do número de indivíduos não fumantes que relatam que pelo menos uma pessoa costumava fumar no seu ambiente de trabalho, sobre o número de indivíduos entrevistados, conforme resposta à questão: "Algum colega do trabalho costuma fumar no mesmo ambiente onde o(a) Sr(a) trabalha?".

Nota: Disponível a partir de 2009.

% de excesso de peso

Proporção (%) do número de indivíduos com excesso de peso sobre o número de indivíduos entrevistados. Foi considerado com excesso de peso o indivíduo com Índice de Massa Corporal (IMC) ≥ 25 kg/m2 (WHO, 1995), calculado a partir do peso em quilos dividido pelo quadrado da altura, ambos auto-referidos, conforme as questões: "O (a) senhor (a) sabe seu peso (mesmo que seja valor aproximado)?", "O (a) senhor (a) sabe sua altura?".

% de obesidade

Proporção (%) do número de indivíduos com obesidade sobre o número de indivíduos entrevistados. Foi considerado com obesidade o indivíduo com Índice de Massa Corporal (IMC) ≥ 30 kg/m2 (WHO, 1995), calculado a partir do peso em quilos dividido pelo quadrado da altura, ambos auto-referidos, conforme as questões: "O (a) senhor (a) sabe seu peso (mesmo que seja valor aproximado)?", "O (a) senhor (a) sabe sua altura?".

% consumo reg de frutas

Proporção (%) do número de indivíduos que consomem frutas ou sucos de frutas cinco ou mais dias por semana sobre o número de indivíduos entrevistados. Foi considerado consumo regular de frutas o consumo em cinco ou mais dias da semana de frutas, estimado a partir de respostas às questões: "Em quantos dias da semana o(a) sr(a) costuma comer frutas?" e "Em quantos dias da semana o(a) sr(a) costuma tomar suco de frutas natural?".

Nota: O consumo de sucos de frutas passou a ser considerado a partir da pesquisa de 2008.

% consumo reg de hortaliças

Proporção (%) do número de indivíduos que consomem hortaliças (cruas ou cozidas) cinco ou mais dias por semana sobre o número de indivíduos entrevistados. Foi considerado consumo regular de hortaliças, o consumo em cinco ou mais dias da semana de hortaliças, estimado a partir de respostas às questões: "Em quantos dias da semana o(a) sr(a) costuma comer pelo menos um tipo de verdura ou legume (alface, tomate, couve, cenoura, chuchu, berinjela, abobrinha – não vale batata, mandioca ou inhame)?".

% consumo reg de frutas/hortal

Proporção (%) do número de indivíduos com consumo regular de frutas e de hortaliças sobre o número de indivíduos entrevistados. Foi considerado consumo regular de frutas e de hortaliças, o consumo em cinco ou mais dias da semana de frutas e de hortaliças, estimado a partir de respostas às questões: "Em quantos dias da semana o(a) sr(a) costuma comer frutas?" e "Em quantos dias da semana o(a) sr(a) costuma tomar suco de frutas natural?" e "Em quantos dias da semana o(a) sr(a) costuma comer pelo menos um tipo de verdura ou legume (alface, tomate, couve, cenoura, chuchu, berinjela, abobrinha – não vale batata, mandioca ou inhame)?".

Nota: O consumo de sucos de frutas passou a ser considerado a partir da pesquisa de 2008.

% consumo recom frutas/hortal

Proporção (%) do número de indivíduos com consumo recomendado de frutas e de hortaliças sobre o número de indivíduos entrevistados. Foi considerado consumo recomendado de frutas e de hortaliças o consumo de cinco ou mais vezes por dia em cinco ou mais dias da semana de frutas e hortaliças, como proxy do consumo recomendado de cinco porções diárias, devido às dificuldades em se transmitir aos entrevistados o conceito de porções de frutas, legumes e verduras. Para o cálculo de frutas e suco de frutas, considera-se cada fruta ou cada suco de fruta como equivalente a uma porção, limitando-se em três o número máximo de porções diárias computado para frutas e em um o número máximo computado para sucos. No caso de hortaliças, computa-se um número máximo de quatro porções diárias, situação que caracteriza indivíduos que informam o hábito de consumir hortaliças cruas no almoço e no jantar e hortaliças cozidas também no almoço e no jantar; conforme a combinação das questões acima citadas com as seguintes "Em quantos dias da semana, o(a) sr(a) costuma comer salada de alface e tomate ou salada de qualquer outra verdura ou legume cru?" e "Em quantos dias da semana, o(a) sr(a) costuma comer verdura ou legume cozido junto com a comida ou na sopa, como por exemplo, couve, cenoura, chuchu, berinjela, abobrinha, sem contar batata, mandioca ou inhame?", "Num dia comum, o(a) sr(a) come este tipo de salada?", "Num dia comum, o(a) sr(a) come verdura ou legume cozido", "Num dia comum, quantas copos o(a) sr(a) toma de suco de frutas natural?" e "Num dia comum, quantas vezes o(a) sr(a) come frutas?".

Nota: O consumo de sucos de frutas passou a ser considerado a partir da pesquisa de 2008.

% consumo carne exc gordura

Proporção (%) do número de indivíduos que costumam consumir carnes com gordura visível sobre o número de indivíduos entrevistados. Foi considerado consumo de carnes com gordura visível, a resposta positiva à questão "Quando o(a) sr(a) come carne vermelha com gordura, o(a) sr(a) costuma comer com a gordura?" ou "Quando o(a) sr(a) come frango/galinha com pele, o(a) sr(a) costuma comer com a pele?"

% consumo leite integral

Proporção (%) do número de indivíduos que costumam consumir leite com teor integral de gordura sobre o número de indivíduos entrevistados. Foi considerado consumo de leite com teor integral de gordura a resposta leite integral à questão "Quando o sr(a) toma leite, que tipo de leite costuma tomar? (indivíduos que referiram consumir ambos os tipos de leite ou que desconheciam o tipo consumido foram também incluídos). Considerando-se frequência mínima de uma vez na semana, dada pela questão: "Em quantos dias da semana o(a) sr(a) costuma tomar leite?".

% consumo refrigerante ñ diet
% consumo regular refrigerante

Proporção (%) do número de indivíduos que costumam consumir refrigerante ou suco artificial em cinco ou mais dias por semana/número de indivíduos entrevistados. Foi considerado consumo regular de refrigerante ou suco artificial as respostas cinco a seis dias por semana ou todos os dias à questão: "Em quantos dias da semana o(a) sr(a) costuma tomar refrigerante ou suco artificial?", independente da quantidade e do tipo.

Nota: Até a pesquisa de 2008, o indicador era nomeado como % consumo refrigerante ñ diet e considerava apenas os refrigerantes e sucos artificiais com açúcar. A partir da pesquisa de 2009, o indicador passou a ser nomeado como % consumo regular refrigerante e considera os refrigerantes de qualquer tipo e sucos artificiais.

% consumo regular feijão

Proporção (%) do número de indivíduos que referem consumir feijão em cinco ou mais dias da semana sobre o número de indivíduos entrevistados. Considerando-se a resposta à questão "Em quantos dias da semana o(a) sr(a) costuma comer feijão?"

Nota: Indicador disponível a partir da pesquisa de 2009.

% ativ fisic sufic no lazer

Proporção (%) do número de indivíduos que praticam atividade física suficiente no lazer sobre o número de indivíduos entrevistados. O VIGITEL considera nessa condição todos os indivíduos que praticam pelo menos 30 minutos diários de atividade física de intensidade leve ou moderada em cinco ou mais dias da semana ou pelo menos 20 minutos diários de atividade física de intensidade vigorosa em três ou mais dias da semana. Atividade com duração inferior a 10 minutos não é considerada para efeito do cálculo da soma diária de minutos despendidos pelo indivíduo com exercícios físicos (Haskell et al, 2007). Caminhada, caminhada em esteira, musculação, hidroginástica, ginástica em geral, natação, artes marciais, ciclismo e voleibol foram classificados como práticas de intensidade leve ou moderada; corrida, corrida em esteira, ginástica aeróbica, futebol, basquetebol e tênis foram classificados como práticas de intensidade vigorosa (Ainsworth, 2000). Este indicador é estimado a partir das questões: "Nos últimos três meses, o(a) sr(a) praticou algum tipo de exercício físico ou esporte?, "Qual o tipo principal de exercício físico ou esporte que o(a) sr(a) praticou?", "O(a) sr(a) pratica o exercício pelo menos uma vez por semana?, "Quantos dias por semana o(a) sr(a) costuma praticar exercício físico ou esporte?" e "No dia que o(a) sr(a) pratica exercício ou esporte, quanto tempo dura esta atividade?".

% ativ fisic sufic lazer/desl

Proporção (%) do número de indivíduos que praticam atividade física suficiente no lazer e/ou no deslocamento sobre o número de indivíduos entrevistados. O VIGITEL considera nessa condição os indivíduos que praticam atividade física no tempo livre/lazer (como definido anteriormente) e também aqueles que se deslocam para o trabalho ou escola de bicicleta ou caminhando e que despendem pelo menos 30 minutos diários no percurso de ida e volta. São consideradas as questões citadas anteriormente e, adicionalmente, perguntas sobre deslocamento para trabalho e/ou curso e/ou escola, conforme a seguir: "Para ir ou voltar ao seu trabalho, faz algum trajeto a pé ou de bicicleta?", "Quanto tempo o(a) sr(a) gasta para ir e voltar neste trajeto (a pé ou de bicicleta)?", "Atualmente, o(a) sr(a) esta frequentando algum curso/escola ou leva alguém em algum curso/escola?" e "Para ir ou voltar a este curso ou escola, faz algum trajeto a pé ou de bicicleta?".

Nota: Indicador disponível a partir da pesquisa de 2009.

% fisicamente inativos

Proporção (%) do número de indivíduos fisicamente inativos sobre o número de indivíduos entrevistados. Foi considerado fisicamente inativo o adulto que não praticou qualquer atividade física no tempo livre nos últimos três meses e que não realizou esforços físicos intensos no trabalho, não se deslocou para o trabalho ou escola caminhando ou de bicicleta perfazendo um mínimo de 10 minutos por trajeto por dia e não foi responsável pela limpeza pesada de sua casa, conforme combinação das questões: "Nos últimos três meses, o(a) sr(a) praticou algum tipo de exercício físico ou esporte?"; "Nos últimos três meses, o(a) sr(a) trabalhou?" e "No seu trabalho, o(a) sr(a) anda bastante a pé?", ou "No seu trabalho, o(a) sr(a) carrega peso ou faz outra atividade pesada?"; "O(a) sr(a) costuma ir a pé ou de bicicleta de casa para o trabalho?" e "Quanto tempo o(a) sr(a) gasta para ir e voltar do trabalho (a pé ou de bicicleta)?" e "Atualmente, o(a) sr(a) está frequentando algum curso/escola ou leva alguém em algum curso/escola?", "Para ir ou voltar a este curso ou escola, faz algum trajeto a pé ou de bicicleta? e "Quanto tempo o(a) sr(a) gasta para ir e voltar neste trajeto (a pé ou de bicicleta)?" e "Quem costuma fazer a faxina da sua casa?" ou "Quem fica com a parte mais pesada da faxina, quando tem ajuda?".

% assist TV 3+horas 5+dias

Proporção (%) do número de indivíduos que assistem três ou mais horas de televisão em cinco ou mais dias da semana sobre o número de indivíduos entrevistados. Em resposta às questões “Quantos dias por semana o(a) sr(a) costuma assistir televisão?” e “Quantas horas por dia o(a) sr(a) costuma parar para assistir televisão?”.

Nota: Indicador disponível a partir da pesquisa de 2009.

% consumo abusivo de álcool

Proporção (%) do número de adultos que consumiram bebida alcoólica de forma abusiva sobre o número de entrevistados. Foi considerado consumo abusivo de bebidas alcoólicas cinco ou mais doses (homem) ou quatro ou mais doses (mulher) em uma única ocasião, pelo menos uma vez nos últimos 30 dias. Considera-se para identificar o consumidor abusivo a resposta sim à questão “Nos últimos 30 dias, o sr chegou a consumir 5 ou mais doses de bebida alcoólica em uma única ocasião?” para homens ou “Nos últimos 30 dias, a sra chegou a consumir 4 ou mais doses de bebida alcoólica em uma única ocasião?” para mulheres. Uma dose de bebida alcoólica corresponde a uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de cachaça, whisky ou qualquer outra bebida alcoólica destilada.

% direção após consumo álcool

Proporção (%) do número de adultos que referiram dirigir após consumir bebida alcoólica abusivamente sobre a estimativa do número de indivíduos com habilitação que consumiram bebida alcoólica abusivamente. Foi considerado direção após consumo abusivo de bebidas alcoólicas a resposta positiva à questão: “No dia (ou em algum dos dias) que o(a) Sr(a) consumiu bebidas alcoólicas nesta quantidade, o(a) sr(a) dirigiu logo depois de beber?”.

Notas:

  1. Indicador não disponível para 2006.
  2. Nas publicações do Vigitel, o denominador deste indicador é o número de entrevistados. Aqui, o denominador apresenta a estimativa do número de indivíduos com habilitação que consumiram bebida alcoólica abusivamente.

% estado de saúde ruim

Proporção (%) do número de adultos que autoavaliaram o estado de saúde como ruim sobre o número de entrevistados. Considerou-se como estado de saúde ruim a resposta ruim ou muito ruim à pergunta “Como o(a) sr(a) classificaria seu estado de saúde?”.

% mulheres c/mamografia

Proporção (%) do número de mulheres entre 50 e 69 anos de idade que realizaram mamografia em algum momento de sua vida sobre o número de mulheres entre 50 e 69 anos de idade entrevistadas, conforme resposta à questão: “Quanto tempo faz que a sra fez mamografia?”.

Nota: Indicador não disponível para 2006.

% mulheres c/mamogr < 2 anos

Proporção (%) do número de mulheres entre 50 e 69 anos de idade que realizaram mamografia nos últimos dois anos sobre o número de mulheres entre 50 e 69 anos de idade entrevistadas, conforme resposta à questão: “Quanto tempo faz que a sra fez mamografia?”.

Nota: Indicador não disponível para 2006.

% mulheres com papanicolau

Proporção (%) do número de mulheres entre 25 e 59 anos de idade que realizaram exame de citologia oncótica para câncer de colo do útero em algum momento de sua vida sobre o número de mulheres entre 25 e 59 anos de idade entrevistadas, segundo resposta à questão: “Quanto tempo faz que a sra fez exame de Papanicolau?”.

Nota: Indicador não disponível para 2006.

% mulheres c/papanic < 3 anos

Proporção (%) do número de mulheres entre 25 e 59 anos de idade que realizaram exame de citologia oncótica para câncer de colo do útero nos últimos três anos sobre o número de mulheres entre 25 e 59 anos de idade entrevistadas, segundo resposta à questão: “Quanto tempo faz que a sra fez exame de Papanicolau?”.

Nota: Indicador não disponível para 2006.

% proteção ultravioleta

Proporção (%) do número de indivíduos que referem se proteger contra a radiação ultravioleta sobre o número de indivíduos entrevistados, segundo resposta positiva à questão: “Quando o(a) sr(a) fica exposto ao sol por mais de 30 minutos, seja andando na rua, no trabalho ou no lazer, costuma usar alguma proteção contra o sol?”.

Nota: Indicador não disponível para 2006.

% diagn hipertensão arterial

Proporção (%) do número de indivíduos que referem diagnóstico médico de hipertensão arterial sobre o número de indivíduos entrevistados, conforme resposta afirmativa à questão: “Algum médico já lhe disse que o(a) sr(a) tem pressão alta?”.

% diagn diabetes

Proporção (%) do número de indivíduos que referem diagnóstico médico de diabetes sobre o número de indivíduos entrevistados, referente à resposta positiva à questão: “Algum médico já lhe disse que o(a) sr(a) tem diabetes?”.

% diagn doenças do coração

Proporção (%) do número de indivíduos que referem diagnóstico médico para doenças do coração (infarto, derrame, acidente vascular cerebral) sobre o número de indivíduos entrevistados.

Nota: Indicador não disponível a partir de 2009.

% diagn dislipidemia

Proporção (%) do número de indivíduos que referem diagnóstico médico de dislipidemia sobre o número de indivíduos entrevistados, referente à resposta positiva à questão: “Algum médico já lhe disse que o(a) sr(a) tem dislipidemia?”.

Nota: Indicador não disponível a partir de 2010.

% diagn osteoporose

Proporção (%) do número de indivíduos que referem diagnóstico médico para osteoporose sobre o número de indivíduos entrevistados.

Nota: Indicador não disponível a partir de 2009.

% diagn asma atual

Proporção (%) do número de indivíduos que referem ter asma, bronquite asmática, bronquite crônica ou enfisema, sobre o número de indivíduos entrevistados.

Nota: Indicador disponível para 2007 e 2008.

% diagn asma/bronquite/enfisem

Proporção (%) do número de indivíduos que referem diagnóstico médico de asma, bronquite asmática, bronquite crônica ou enfisema, sobre o número de indivíduos entrevistados, referente à resposta positiva à questão: "Algum médico já lhe disse que o(a) sr(a) tem asma, bronquite asmática, bronquite crônica ou enfisema?".

Nota: Indicador disponível a partir de 2010.

% com plano de saúde

Proporção (%) do número de indivíduos que informaram possuir plano de saúde ou convênio médico sobre o número de indivíduos entrevistados.

Nota: Indicador não disponível para 2006 e 2007.

Região (capitais)

Região (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste) de residência.

Capital

Local de residência, segundo as capitais dos estados brasileiros e o Distrito Federal.

Sexo

Masculino ou feminino.

Faixa Etária

Idade, nas seguintes faixas:

Faixa Etária (mamografia)

Idade, segundo categorias para análise da realização de mamografias, nas seguintes faixas:

Faixa Etária (papanicolau)

Idade, segundo categorias para análise da realização de citologia oncótica (papanicolau), nas seguintes faixas:

Escolaridade

Anos de estudo, nas seguintes categorias:

Tem plano de saúde

Situação em relação à existência de plano de saúde ou convênio médico, nas seguintes categorias:

Nota: Esta variável não deve ser utilizada com a variável de conteúdo "% com plano de saúde".

Nota: Não disponível para 2006 e 2007.

Voltar ao início


Outras formas de obtenção de informações

Mais detalhes de informações sobre o Vigitel podem ser obtidos na home-page da Secretaria de Vigilância à Saúde.

Formas de contato com a CGDANT/DASIS/SVS/MS

Por correspondência ou ofício:
Ministério da Saúde
Secretaria de Vigilância em Saúde
Departamento de Análise de Situação de Saúde
Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis
 
SAF Sul, Trecho 2, Lotes 5/6, Bloco F, Torre 1, Edifício Premium
CEP 70.070-600
Brasília - DF
 
Por telefone: (61)3306-7120
Por e-mail: cgdant@saude.gov.br.

Formas de contato com o DATASUS

Por correspondência ou ofício:
Ministério da Saúde
Secretaria Executiva
Departamento de Informática do SUS
Coordenação Geral de Informações de Saúde
 
Rua México, 128, 8º andar
CEP 20.031-142 - Castelo
Rio de Janeiro - RJ
 
Por fax: (21)3985-7240
 
Pela página do Datasus, através do Fale conosco.

Voltar ao início