Ministério da Saúde  
Informações de Saúde MS/SE/Datasus

Morbidade Hospitalar do SUS
por local de residência
Notas Técnicas

Origem dos dados

Descrição das variáveis disponíveis para tabulação

Outras formas de obtenção de informações


Origem dos dados

Os dados disponíveis são oriundos do Sistema de Informações Hospitalares do SUS - SIH/SUS, gerido pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Assistência à Saúde, em conjunto com as Secretarias Estaduais de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde, sendo processado pelo DATASUS - Departamento de Informática do SUS, da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.

As unidades hospitalares participantes do SUS (públicas ou particulares conveniadas) enviam as informações das internações efetuadas através da AIH - Autorização de Internação Hospitalar, para os gestores municipais (se em gestão plena) ou estaduais (para os demais). Estas informações são processadas no DATASUS, gerando os créditos referentes ao serviços prestados e formando uma valiosa Base de Dados, contendo dados de grande parte das internações hospitalares realizadas no Brasil.

As informações só estão disponíveis a partir de 1995, pois foi a partir deste ano que o município de residência passou a ser coletado.

Voltar ao início


Descrição das variáveis disponíveis para tabulação

O SIH/SUS coleta mais de 50 variáveis relativas às internações: identificação e qualificação do paciente, procedimentos, exames e atos médicos realizados, diagnóstico, motivo da alta, valores devidos etc.

Através da Internet, o DATASUS disponibiliza as principais informações para tabulação sobre as Bases de Dados do SIH/SUS:

Ano e mês de processamento

Período do processamento da informação, sendo igual ao mês anterior ao da apresentação da AIH para faturamento. Corresponde, geralmente, ao mês da alta. Nas seguintes situações não é o mês da alta:

Local de Residência

Local (município, região metropolitana, microrregião, aglomerado urbano, regional de saúde, macrorregional de saúde, UF ou região) de residência do paciente, conforme informado pela unidade hospitalar.

Capítulo CID-10, Lista Morb CID-10, Capítulo CID-9, Lista Básica CID-9, Lista Estend CID-9 e Lista CID-BR CID-9

Causa da internação, segundo a Classificação Internacional de Doenças.

Até 1997, inclusive, era utilizada a CID-9 - 9ª Revisão da Classificação. A partir de janeiro de 1998, passou-se a utilizar a CID-10 - 10ª Revisão da Classificação.

Por não existir uma relação biunívoca entre a CID-9 e a CID-10, não existe uma tabela de conversão direta entre as classificações. Assim, temos as seguintes condições:

Por dificuldade no treinamento e disseminação do material nos primeiros meses de utilização da CID-10, foi admitida o uso do código U99 - CID-10 não disponível, ou seja, neste período deve ser considerada a existência de internações com diagnóstico não identificado.

Sexo

Sexo do paciente (masculino, feminino e ignorado).

Faixa Etária

Faixa etária do paciente, nas seguintes categorias:

Internações

Quantidade de AIHs pagas no período, não considerando as de prorrogação (longa permanência). Este é um valor aproximado das internações, pois as transferências e reinternações estão aqui computadas, inclusive a dos crônicos e psiquiátricos que ultrapassaram o período máximo permitido. A partir do processamento de março/2001, não há mais este limite, conforme a portaria SAS nº 111, de 03 de abril de 2001.

AIHs pagas

Quantidade de AIHs pagas no período, tanto de novas internações como de prorrogação (longa permanência). Não estão computadas as AIHs rejeitadas.

Valor total

Valor referente às AIHs pagas no período, na unidade monetária da época.

Valor médio AIH

Valor médio das AIHs pagas no período, na unidade monetária da época.

Valor médio Int

Valor médio das AIHs pagas, computadas como internações, no período, na unidade monetária da época.

Dias de Permanência

Total de dias de internação referentes às AIHs pagas no período. São contados os dias entre a baixa e a alta. Exemplo: internação = 15/02/2003; alta = 18/02/2003; dias de permanência = 3.

Nota: este valor não pode ser utilizado para calcular a ocupação da unidade hospitalar, por incluir períodos fora do mês e os períodos em que o paciente utilizou UTI.

Média de Permanência

Média de permanência das internações referentes às AIHs pagas, computadas como internações, no período.

Óbitos

Quantidade de internações que tiveram alta por óbito, nas AIHs pagas no período.

Taxa de Mortalidade

Razão entre a quantidade de óbitos e o número de AIHs pagas, computadas como internações, no período, multiplicada por 100.

Voltar ao início

Notas:

Voltar ao início

Outras formas de obtenção de informações

O DATASUS coloca à disposição da comunidade diversos meios para obter informações sobre as Internações Hospitalares, além da Internet:

Voltar ao início

Formas de contato com o DATASUS

Por correspondência ou ofício:
Ministério da Saúde
Secretaria Executiva
Departamento de Informática do SUS
Coordenação Geral de Informações de Saúde
 
Rua México, 128, 8º andar
CEP 20.031-142 - Castelo
Rio de Janeiro - RJ
 
Por fax: (21)3985-7240
 
Pela página do Datasus, através do Fale conosco.

Pode ser utilizado para contato, também, o MS-BBS (Bulletim Board System) do DATASUS, através do telefone (21)3985-7050, em velocidade de até 56 Kbps, configuração 8-N-1, 24 horas por dia.

Neste BBS, podem ser copiados (download) para o seu micro novas versões dos softwares distribuídos, assim como outros utilitários e arquivos de interesse para a área de saúde.

Voltar ao início