Ministério da Saúde  
Informações de Saúde MS/SE/Datasus

Sistema de Informação da Atenção Básica
Situação de Saúde
Notas Técnicas

Origem dos dados

Crítica dos dados

Descrição das variáveis disponíveis para tabulação

Outras formas de obtenção de informações


Origem dos dados

Os dados disponíveis são oriundos do Sistema de Informação da Atenção Básica - SIAB e gerados a partir do trabalho das equipes de Saúde da Família (ESF) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Os Agentes Comunitários de Saúde, através das visitas domiciliares, fazem o cadastramento das famílias, identificam a situação de saneamento e moradia e fazem o acompanhamento mensal da situação de saúde das famílias. Com base nessas informações e mais os procedimentos realizados pelas Equipes de Saúde da Família na Unidade Básica de Saúde ou no domicílio, as Coordenações Municipais de Atenção Básica fazem mensalmente a consolidação de seus dados e os enviam para as Regionais de Saúde. Daí seguem para as Secretarias Estaduais, sempre fazendo as respectivas consolidações.

As bases estaduais são enviadas mensalmente para o Datasus, quando então é consolidada a base nacional.

É importante esclarecer que os relatórios emitidos pelo SIAB, quando solicitados por Regional, Estado ou Nacional, excluem municípios que não informaram todos os meses do período selecionado, razão pela qual se poderá ter indicadores diferentes no cruzamento das variáveis aqui disponibilizadas, a não ser que se utilize os mesmos critérios.

Voltar ao início


Crítica dos dados

O Ministério da Saúde, quando disponibiliza os indicadores do SIAB, através de publicações, como por exemplo, o "Sistema de Informação da Atenção Básica - Indicadores 2002", na consolidação por Estado, Região e Brasil exclui municípios que não informaram todos os meses do período. Aplica também uma rotina para a crítica dos dados.

Esta rotina se baseia na definição de critérios, a partir dos quais se define pela inclusão ou exclusão do município na base de dados para análise - "base limpa". Foram definidos critérios de verificação de erros e inconsistências, tanto para a base de dados de cadastro quanto para a base de dados de situação de saúde. Ainda não foram definidos critérios para limpeza da base de dados de produção.

Após aplicação das rotinas de limpeza, obtêm-se duas "bases limpas": a base de cadastro e a base de situação de saúde. A "base limpa" de cadastro exclui os municípios com erros ou inconsistências relacionados a qualquer um dos critérios considerados. A "base limpa" de situação de saúde inclui ou exclui o município com relação a cada um dos indicadores analisados. Vale ressaltar que, como as rotinas são independentes, a exclusão de um município numa das bases não implica na sua exclusão da outra base.

Os principais critérios de exclusão para limpeza da base, relacionados aos dados de situação de saúde são: taxa de mortalidade infantil maior que 1.000 óbitos por 1.000 nascidos vivos, proporção de pessoas acompanhadas nos grupos (gestantes, hipertensos, diabéticos, portadores de tuberculose e hanseníase) menor que 10%, ausência de dados de famílias cadastradas no relatório de situação de saúde, média de visitas por família maior que 4,0 ou menor que 0,20.

Voltar ao início


Descrição das variáveis disponíveis para tabulação

Através da Internet, o Datasus disponibiliza as principais informações para tabulação sobre as Bases de Dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), de acordo com a base de dados recebida, sem críticas:

Localidade

Local (município, região metropolitana; microregião, aglomerado urbano, regional de saúde, macrorregional de saúde, UF ou região) onde as ESF e/ou de ACS atuam.

Ano, Ano/Mês ou Mês

Ano e mês de competência dos dados. Estão disponíveis dados a partir de janeiro de 1998.

Tipo de equipe

Opção para dados agregados ou em separado referente ao tipo de equipe:

Modelo de atenção

Opção para dados agregados ou em separado referente aos modelos PACS, PSF e outros.

Zona

Se rural ou urbana ou ambas.

Informações sobre nascidos vivos

Os dados de nascidos vivos são consolidados a partir da ficha B-Ges e cartão-sombra (cópia do cartão da criança que fica com o ACS).

Nascidos Vivos

"Toda criança, que independente da duração da gestação, apresentou ao nascer (após a expulsão ou extração completa do corpo da mãe) nem que seja por algum instante, um ou mais dos seguintes sinais: respiração, batimentos cardíacos, pulsação do cordão umbilical e/ou movimentos efetivos dos músculos de contração voluntária, estando ou não cortado o cordão umbilical e estando ou não desprendida a placenta."(CID-9ª revisão).

"Nascimento vivo é a expulsão ou extração completa do corpo da mãe, independentemente da duração da gravidez, de um produto de concepção que, depois da separação, respire ou apresente qualquer outro sinal de vida, tal como batimentos do coração, pulsações do cordão umbilical ou movimentos efetivos dos músculos de contração voluntária, estando ou não cortado o cordão umbilical e estando ou não desprendida a placenta. Cada produto de um nascimento que reúna essas condições se considera como uma criança viva." (CID-10ª revisão).

NascVivos Pesados

Nascidos vivos pesados: Número de crianças nascidas vivas que foram pesadas no hospital ou maternidade onde nasceram e que o agente comunitário conseguiu obter esta informação (o peso registrado no prontuário, na declaração de nascidos vivos ou no cartão da criança).

NascVivos <2500g

Nascidos vivos pesados, com peso < 2500g: Número de crianças nascidas vivas e cujo peso ao nascer foi menor que 2500 g.

Informações sobre óbitos

Os dados de óbitos são consolidados a partir da ficha D e são preenchidas por qualquer profissional das equipes de PACS e PSF que tome conhecimento de sua ocorrência. A(s) causa(s) do óbito são informadas pela família ou obtida através de atestado de óbito.

Óbitos<28d Diarr

Óbitos de menores de 28 dias por diarréia: número de crianças com idade até 27 dias que foram a óbito por diarréia

Óbitos<28d IRA

Óbitos de menores de 28 dias por IRA: número de crianças com idade até 27 dias que foram a óbito por infecção respiratória aguda.

Óbitos<28d OutCau

Óbitos de menores de 28 dias por outras causas: número de crianças com idade até 27 dias que foram a óbito por outras causas.

Óbit 28a11m Diarr

Óbitos de crianças de 28 dias a 11 meses por diarréia: número de crianças com idade de 28 dias a 11 meses e 29 dias que foram a óbito por diarréia.

Óbit 28a11m IRA

Óbitos de crianças de 28 dias a 11 meses por IRA: número de crianças com idade de 28 dias a 11 meses e 29 dias que foram a óbito por infecção respiratória aguda.

Óbit 28a11m OutCau

Óbitos de crianças de 28 dias a 11 meses por outras causas: número de crianças com idade de 28 dias a 11 meses e 29 dias que foram a óbito por outras causas.

Óbitos<1a Diarr

Óbitos de menores de 01 ano por diarréia: total de crianças com idade até 11 meses e 29 dias que foram a óbito por diarréia. Este total é obtido através da somatória de óbitos de menores de 28 dias por diarréia e de óbitos de 28 dias a 11 meses e 29 dias por diarréia.

Óbitos<1a IRA

Óbitos de menores de 01 ano por IRA: total de crianças com idade até 11 meses e 29 dias que foram a óbito por infecção respiratória aguda. Este total é obtido através da somatória de óbitos de menores de 28 dias por IRA e de óbitos de 28 dias a 11 meses e 29 dias por IRA.

Óbitos<1a OutCau

Óbitos de menores de 01 ano por outras causas: total de crianças com idade até 11 meses e 29 dias que foram a óbito por outras causas. Este total é obtido através da somatória de óbitos de menores de 28 dias por outras causas e de óbitos de 28 dias a 11 meses e 29 dias por outras causas.

Óbitos Fem.10a14a

Óbitos Femininos de 10 a 14 anos: número de mulheres com idade de 10 a 14 anos 11 meses e 29 dias que foram a óbito.

Óbitos Fem.15a49a

Óbitos Femininos de 15 a 49 anos: número de mulheres com idade de 15 a 49 anos 11 meses e 29 dias que foram a óbito.

Óbitos Adolescente

Óbitos de Adolescentes por violência: número de indivíduos de ambos os sexos com idade de 10 a 19 anos 11 meses e 29 dias, que foram á óbito decorrente de violência doméstica, institucional, externa ou auto-aplicada. O número de óbitos de adolescentes não entra no somatório do total de óbitos, por que ocorre duplicidade nos óbitos femininos na faixa etária.

Outros óbitos

Número de indivíduos de ambos os sexos com idade de 1 a 9 anos 11 meses e 29 dias, de indivíduos do sexo masculino com idade de 10 a 49 anos 11 meses e 29 dias e de ambos os sexos com idade de 50 ou mais anos que foram a óbito.

Informações sobre hospitalizações

Os dados de hospitalizações são consolidados a partir da ficha D de todos os profissionais das equipes. Referem-se à consolidação dos registros de hospitalizações iniciadas no mês de referência de residentes.

Hosp.<5a Pneumonia

Hospitalização de menores de 5 anos por pneumonia: número de crianças hospitalizadas por pneumonia com idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Hosp.<5a Desitrat

Hospitalização de menores de 5 anos por desidratação: número de crianças hospitalizadas por desidratação com idade até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Hosp.Abuso Álcool

Hospitalização por abuso de álcool: número de indivíduos hospitalizados por abuso de álcool, independente da idade.

Hosp.Complic.Diab

Hospitalização por complicações de diabetes: número de indivíduos hospitalizados por cetoacidose diabética, hiperosmolaridade, macroangiopatias (ateroesclerose de extremidades inferiores, coração e cérebro) e microangiopatias (retinopatia, nefroesclerose, monoradiculites, pé diabéticos, etc.), independente da idade.

Hosp.p/Out.Causas

Hospitalização por outras causas: número de indivíduos hospitalizados por outras causas, independente da idade.

Hosp.Psiquiátricas

Hospitalizações psiquiátricas: número de indivíduos hospitalizados em hospital psiquiátrico, que iniciaram internamento no mês de referência.

Visitas domiciliares

Os dados de visitas domiciliares dos ACS são consolidadas a partir da ficha D.

Nº Visitas

Número de visitas domiciliares: número de visitas domiciliares às famílias cadastradas realizadas pelos ACS entre o dia 1 e 31 do mês. Não são computadas as visitas domiciliares realizadas pelos outros profissionais da equipe.

Famílias acompanhadas

Os dados de famílias acompanhadas são gerados a partir das fichas A.

Observação: Se for solicitada a informação para mais de um mês (exemplo: todos os meses do ano), o Ano/Mês deve ser especificado como linha ou coluna, para que os valores não sejam indevidamente somados.

Famílias Acompanh.

Famílias acompanhadas: este dado deve ser atualizado a cada mês, com as saídas e/ou entradas de novas famílias, através da soma de todas as Fichas A de famílias sob o acompanhamento em uma mesma microárea. Este número compreende o balanço total das famílias e não somente as cadastradas no mês.

Informações sobre gestantes

Os dados de gestantes são consolidados a partir da ficha B-Ges.

Observação: Se for solicitada a informação para mais de um mês (exemplo: todos os meses do ano), o Ano/Mês deve ser especificado como linha ou coluna, para que os valores não sejam indevidamente somados.

Nº Gestantes

Número de gestantes cadastradas: número de gestantes cadastradas no mês de referência.

Nº Gest. Acompanh

Número de gestantes acompanhadas: gestantes cadastradas e que receberam pelo menos 1 (uma) visita domiciliar pelo ACS no mês de referência.

Nº Gest. <20 anos

Número de gestantes menores de 20 anos cadastradas: número de gestantes com idade inferior a 20 anos (até 19 anos 11 meses e 29 dias) cadastradas, tomando como referência a idade da gestante na data da última menstruação.

Gest.c/PN no mês

Número de gestantes com pré-natal no mês: número de gestantes identificadas que fizeram consulta de pré-natal no mês.

"Gestante com consulta de pré-natal no mês é aquela que no mês de referência teve, pelo menos, um atendimento pré-natal com médico ou enfermeiro em uma unidade de saúde."

Gest.c/PN 1ºTrim

Número de gestantes com pré-natal no 1º trimestre: número gestantes cadastradas que iniciaram o pré-natal até o 3º mês de gravidez (durante o 1º trimestre de gestação).

Gest.c/Vacina Dia

Número de gestantes com vacinação em dia: número de gestantes com vacinação em dia, incluindo como tais aquelas que se encontrem em uma das quatro situações abaixo:

Qualquer gestante vacinada com 3 (três) doses contra o tétano há mais de 5 anos e que ainda não tomou a 1ª dose ou o reforço (conforme o caso), não está com a vacinação em dia, independente da idade gestacional ou do dia em que foram descobertas pelo agente, e não devem ser incluídas no total.

Informações sobre crianças

O dados das crianças são consolidados a partir da ficha C (cartão da criança - sombra).

Observação: Se for solicitada a informação para mais de um mês (exemplo: todos os meses do ano), o Ano/Mês deve ser especificado como linha ou coluna, para que os valores não sejam indevidamente somados.

Crianças até 4m

Número de crianças até 4 meses: Crianças que no último dia do mês estiverem com idade até 3 meses e 29 dias.

Cr<4m AleitMatExcl

Número de crianças menores de 4 meses com aleitamento materno exclusivo: número de crianças de 0 a 3 meses e 29 dias em regime de aleitamento materno exclusivo. Considera criança com aleitamento materno exclusivo a criança que utiliza diariamente o leite materno. Não devem ser consideradas, portanto, aquelas crianças que usam água, chá ou qualquer outro líquido regularmente.

Cr<4m Aleit Misto

Número de crianças menores de 4 meses com aleitamento misto: número de crianças de 0 a 3 meses e 29 dias em regime de aleitamento misto. Considera com aleitamento misto a criança que utiliza regularmente água e/ou qualquer outro tipo de alimento como chá, leite de vaca, leite em pó, frutas, sopas, etc.

Crianças <1 ano

Número de crianças menores de 1 ano: Crianças que no último dia do mês estiverem com idade de 0 a 11 meses e 29 dias.

Cr<1a c/Vacin.dia

Número de crianças menores de 1 ano com vacinação em dia: número de crianças de 0 a 11 meses e 29 dias com vacina em dia, ou seja, que tenham recebido as doses das vacinas previstas para a sua idade, segundo o esquema básico de vacinação para o 1º ano de vida.

Cr<1a pesadas

Número de crianças menores de 1 ano pesadas: número de crianças de 0 a 11 meses e 29 dias pesadas pelo Agente Comunitário em visita domiciliar ou na unidade de saúde durante o mês em curso. É incluído o total de recém-nascidos que foram pesados ao nascer.

Cr<1a desnutridas

Número de crianças menores de 1 ano desnutridas: número de crianças de 0 a 11 meses e 29 dias consideradas desnutridas.

"Criança desnutrida é aquela cujo peso ficou abaixo do percentil 3 (curva inferior) da curva de peso do Cartão da Criança. Inclui aquelas que estão no primeiro mês de vida (RN) e que tiveram peso ao nascer < 2.500g."

Cr 12-23meses

Número de crianças de 12 a 23 meses: número de crianças que têm entre 12 meses completos e 23 meses e 29 dias (2 anos incompletos). As idades devem ser calculadas tendo como base o último dia do mês de referência.

Cr 12-23m Vac.Dia

Número de crianças de 12 a 23 meses com vacinação em dia: número de crianças de 12 a 23 meses e 29 dias que estão com o esquema básico de vacinação completo para o primeiro ano de vida, não importando para esta definição se a criança tomou as doses de reforço recomendadas.

Cr 12-23m Pesadas

Número de crianças de 12 a 23 meses pesadas: número de crianças de 12 a 23 meses e 29 dias pesadas pelos ACS em visita domiciliar ou na unidade de saúde durante o mês em curso.

Cr 12-23m Desnutr.

Número de crianças de 12 a 23 meses desnutridas: número de crianças de 12 a 23 meses e 29 dias consideradas desnutridas.

Informações sobre diarréia e IRA

Os dados referentes à diarréia e IRA são notificados somente pelos ACS e são consolidados a partir da ficha D.

Observação: Se for solicitada a informação para mais de um mês (exemplo: todos os meses do ano), o Ano/Mês deve ser especificado como linha ou coluna, para que os valores não sejam indevidamente somados.

Cr<2a c/diarr

Número de crianças menores de 2 anos com diarréia: número de crianças com idade até 23 meses e 29 dias que tiveram um ou mais episódios de diarréia nos 15 dias anteriores à visita domiciliar.

Cr<2a usaram TRO

Número de crianças menores de 2 anos que usaram TRO: número de crianças com idade até 23 meses e 29 dias que tiveram um ou mais episódio de diarréia nos 15 dias anteriores à visita domiciliar e usaram solução de reidratação oral (soro caseiro, CEME, ou de farmácia).

Cr<2a c/IRA

Número de crianças menores de 2 anos com Infecção Respiratória Aguda (IRA): número de crianças com idade até 23 meses e 29 dias que tiveram infecção respiratória aguda nos 15 dias anteriores à visita domiciliar.

Informações sobre diabetes mellitus

Os dados de diabetes mellitus são consolidados a partir da ficha B-DIA.

Observação: Se for solicitada a informação para mais de um mês (exemplo: todos os meses do ano), o Ano/Mês deve ser especificado como linha ou coluna, para que os valores não sejam indevidamente somados.

Diabetes Cadastr.

Diabéticos cadastrados: número de pessoas com diabetes cadastradas.

Diabetes Acompan.

Diabéticos acompanhadas: número de pessoas com diabetes mellitus cadastradas que receberam pelo menos uma visita domiciliar do ACS no mês de referência.

Informações sobre hipertensão arterial

Os dados de hipertensão arterial são consolidados a partir da ficha B-HA.

Observação: Se for solicitada a informação para mais de um mês (exemplo: todos os meses do ano), o Ano/Mês deve ser especificado como linha ou coluna, para que os valores não sejam indevidamente somados.

Hiperten.Cadastr.

Hipertensos cadastrados: número de pessoas com hipertensão arterial cadastrados.

Hiperten.Acompan.

Hipertensos acompanhados: número de pessoas com hipertensão arterial cadastradas que receberam pelo menos uma visita domiciliar do ACS no mês de referência.

Informações sobre tuberculose

Os dados de tuberculose são consolidados a partir da ficha B-TB.

Observação: Se for solicitada a informação para mais de um mês (exemplo: todos os meses do ano), o Ano/Mês deve ser especificado como linha ou coluna, para que os valores não sejam indevidamente somados.

Tubercul.Cadastr.

Pessoas com tuberculose cadastradas: número de pessoas com tuberculose cadastradas.

Tubercul Acompan.

Pessoas com tuberculose acompanhadas: número de pessoas com tuberculose cadastradas que receberam pelo menos uma visita domiciliar do ACS no mês de referência.

Informações sobre hanseníase

Os dados de hanseníase são consolidados a partir da ficha B-HAN.

Observação: Se for solicitada a informação para mais de um mês (exemplo: todos os meses do ano), o Ano/Mês deve ser especificado como linha ou coluna, para que os valores não sejam indevidamente somados.

Hansenia.Cadastr.

Pessoas com hanseníase cadastradas: número de pessoas com hanseníase cadastradas.

Hansenia.Acompan.

Número de pessoas com hanseníase acompanhadas: número de pessoas com hanseníase cadastradas que receberam pelo menos uma visita domiciliar do ACS no mês de referência.

Voltar ao início


Outras formas de obtenção de informações

Formas de contato com o Departamento de Atenção Básica/Coordenação de Acompanhamento e Avaliação:

Por correspondência ou ofício:
Ministério da Saúde
SAS - Secretaria de Atenção à Saúde
DAB - Departamento de Atenção Básica
Coordenação de Acompanhamento e Avaliação
 
Esplanada dos Ministérios, Bloco G, 7º andar, sala 746, Edifício Sede
CEP 70.058-900 - Brasília - DF
 
Por telefone: (61)315-2185/3434
 
Por fax: (61)226-4340
 
Por e-mail: siab.dab@saude.gov.br

Formas de contato com o DATASUS

Por correspondência ou ofício:
Ministério da Saúde
Secretaria Executiva
Departamento de Informática do SUS
Coordenação de Sistemas de Atenção Básica
 
Rua México, 128, 7º andar
CEP 20.031-142 - Castelo
Rio de Janeiro - RJ
 
Por fax: (21)3985-7296
 
Pela página do Datasus, através do Fale conosco.

Voltar ao início