Ministério da Saúde  
Informações de Saúde MS/SE/Datasus

Sistema de Informação da Atenção Básica
Situação de Saneamento
Notas Técnicas

Origem dos dados

Crítica dos dados

Descrição das variáveis disponíveis para tabulação

Outras formas de obtenção de informações


Origem dos dados

Os dados disponíveis são oriundos do Sistema de Informação da Atenção Básica - SIAB e gerados a partir do trabalho das equipes de Saúde da Família (ESF) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Os Agentes Comunitários de Saúde, através das visitas domiciliares, fazem o cadastramento das famílias, identificam a situação de saneamento e moradia e fazem o acompanhamento mensal da situação de saúde das famílias. Com base nessas informações e mais os procedimentos realizados pelas Equipes de Saúde da Família na Unidade Básica de Saúde ou no domicílio, as Coordenações Municipais de Atenção Básica fazem mensalmente a consolidação de seus dados e os enviam para as Regionais de Saúde. Daí seguem para as Secretarias Estaduais, sempre fazendo as respectivas consolidações.

As bases estaduais são enviadas mensalmente para o Datasus, quando então é consolidada a base nacional.

É importante esclarecer que os relatórios emitidos pelo SIAB, quando solicitados por Regional, Estado ou Nacional, excluem municípios que não informaram todos os meses do período selecionado, razão pela qual se poderá ter indicadores diferentes no cruzamento das variáveis aqui disponibilizadas, a não ser que se utilize os mesmos critérios.

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Crítica dos dados

O Ministério da Saúde, quando disponibiliza os indicadores do SIAB, através de publicações, como por exemplo, o "Sistema de Informação da Atenção Básica - Indicadores 2002", na consolidação por Estado, Região e Brasil exclui municípios que não informaram todos os meses do período. Aplica também uma rotina para a crítica dos dados.

Esta rotina se baseia na definição de critérios, a partir dos quais se define pela inclusão ou exclusão do município na base de dados para análise - "base limpa". Foram definidos critérios de verificação de erros e inconsistências, tanto para a base de dados de cadastro quanto para a base de dados de situação de saúde. Ainda não foram definidos critérios para limpeza da base de dados de produção.

Após aplicação das rotinas de limpeza, obtêm-se duas "bases limpas": a base de cadastro e a base de situação de saúde. A "base limpa" de cadastro exclui os municípios com erros ou inconsistências relacionados a qualquer um dos critérios considerados. A "base limpa" de situação de saúde inclui ou exclui o município com relação a cada um dos indicadores analisados. Vale ressaltar que, como as rotinas são independentes, a exclusão de um município numa das bases não implica na sua exclusão da outra base.

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Descrição das variáveis disponíveis para tabulação

Através da Internet, o Datasus disponibiliza as principais informações para tabulação sobre as Bases de Dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), de acordo com a base de dados recebida, sem críticas:

Localidade

Local (município, região metropolitana; microregião, aglomerado urbano, regional de saúde, macrorregional de saúde, UF ou região) onde as ESF e/ou de ACS atuam.

Ano

Ano de competência dos dados. Estão disponíveis dados a partir de 1998. Para cada ano, é apresentada a situação em dezembro, a não ser no ano corrente, quando é apresentada a situação do último mês disponível.

Tipo de equipe

Opção para dados agregados ou em separado referente ao tipo de equipe:

Modelo de atenção

Opção para dados agregados ou em separado referente aos modelos PACS, PSF e outros.

Zona

Se rural ou urbana ou ambas.

Situação de Saneamento

O cadastramento das famílias pessoas das áreas de abrangência do PACS/PSF é realizado no início dos trabalhos das equipes e atualizado anualmente ou sempre que necessário. É consolidado a partir da ficha A.

Os dados aqui apresentados são sempre de famílias.

Para as condições de saneamento e moradia, se existir mais de uma situação, é assinalado o de uso mais freqüente.

Nº Famílias

Famílias Cadastradas: total de famílias cadastradas.

Ab água-rede públ, Ab água-poço/nasc., Ab água-outros

Abastecimento de água - número de domicílios com abastecimento de água, de acordo com a classificação do IBGE (BRASIL, 1994):

Lixo-coletado, Lixo-queim/enterr, Lixo-céu aberto

Destino do Lixo: número de domicílios de acordo com o destino dado ao lixo do domicílio:

Fez.Urina-esgoto, Fez.Urina-fossa, Fez.Urina-céu ab

Destino de fezes e urina - número de domicílios de acordo com o destino dado às fezes e urina do domicílio.

Tip.Casa Tijolo, Tip.Casa TaipaRev, Tip.Casa TaipaÑRev, Tip.Casa Madeira, Tip.Casa Mat.Aprov, Tip.Casa Outros

Tipo de casa: número de domicílios de acordo com o tipo de parede da casa:

Trat.Água Filtrada, Trat.Água Fervida, Trat.Água Clorada, Trat.Água s/Trat.

Tratamento da água no domicílio - número de domicílios com tratamento da água feito continuamente no domicílio. Não considerar o tratamento da água realizado pela empresa fornecedora.

Energia Elétrica

Número de domicílios que possuem energia elétrica, mesmo que o fornecimento não seja contínuo ou que a instalação não seja regularizada (ligação clandestina, "gato", "gambiarra").

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Outras formas de obtenção de informações

Formas de contato com o Departamento de Atenção Básica/Coordenação de Acompanhamento e Avaliação:

Por correspondência ou ofício:
Ministério da Saúde
SAS - Secretaria de Atenção à Saúde
DAB - Departamento de Atenção Básica
Coordenação de Acompanhamento e Avaliação
 
Esplanada dos Ministérios, Bloco G, 7º andar, sala 746, Edifício Sede
CEP 70.058-900 - Brasília - DF
 
Por telefone: (61)315-2185/3434
 
Por fax: (61)226-4340
 
Por e-mail: siab.dab@saude.gov.br

Formas de contato com o DATASUS

Por correspondência ou ofício:
Ministério da Saúde
Secretaria Executiva
Departamento de Informática do SUS
Coordenação de Sistemas de Atenção Básica
 
Rua México, 128, 7º andar
CEP 20.031-142 - Castelo
Rio de Janeiro - RJ
 
Por fax: (21)3985-7296
 
Pela página do Datasus, através do Fale conosco.

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