Os dados disponíveis são gerados a partir das informações enviadas pelas Secretarias Municipais em gestão plena e Secretarias Estaduais de Saúde através do Sistema de Informações Ambulatoriais - SIA/SUS.
As Bases de Dados Municipal e Estadual são recebidas pelo DATASUS (conforme determina a Portaria MS/SAS nº 51 de 21/06/1995), que gera o Banco de Dados Nacional SIA/SUS e disponibiliza informações sobre a Rede Ambulatorial do SUS, onde são obtidos dados sobre todas as Unidades Ambulatoriais prestadoras de serviço para o SUS.
Devido à implantação do PAB (Piso Assistencial Básico), a partir de fevereiro de 1998, observa-se que houve um aumento significativo no número de unidades cadastradas. Na grande maioria dos casos, isso não representa novas unidades e sim a mesma unidade eventualmente cadastrada mais de uma vez, uma como unidade básica na base cadastral do município e outra como de média e alta complexidade na base cadastral do estado. Estamos providenciando para que estas unidades sejam contadas apenas uma vez.
Também deve-se observar que, devido ao grande número de novas habilitações dos municípios no PAB, há ainda algum atraso nas atualizações, por parte dos municípios recém-habilitados, o que provoca mudança nos quantitativos em meses anteriores, ao se disponibilizar um novo processamento.
As variáveis são obtidas no Sistema de Informações Ambulatoriais - SIA/SUS, que trata os dados de acordo com as normas do Ministério da Saúde.
O DATASUS disponibiliza, via Internet, as principais variáveis para tabulação da Rede Ambulatorial do SUS:
Local (município, região metropolitana, microrregião, aglomerado urbano, regional de saúde, macrorregional de saúde, UF ou região) onde a unidade está estabelecida.
Ano e mês para pesquisa. Estão disponíveis dados a partir de julho/94.
Quantidade de Unidades cadastradas.
Quantidade de consultórios médicos existentes nas Unidades.
Quantidade de equipamentos odontológicos existentes nas Unidades.
Quantidade de salas de gesso existentes nas Unidades.
Quantidade de sala de pequenas cirurgias existentes nas Unidades.
Quantidade de salas de cirurgia ambulatorial existentes nas Unidades.
Caracterização da Unidade em função de sua estrutura e capacidade de atendimento (Posto de Saúde, Ambulatório, Maternidade etc).
Tipo do Prestador de Serviço (caracterização quanto à natureza: municipal, estadual, filantrópico etc).
Municipal em gestão semi-plena ou Estadual.
Nível de hierarquia da Unidade, considerando sua capacidade operacional para desempenho de serviços de saúde.
As informações do SIA também podem ser obtidas:
Pode ser utilizado para contato, também, o MS-BBS (Bulletim Board System) do DATASUS, através do telefone (21)3985-7050, em velocidade de até 56 Kbps, configuração 8-N-1, 24 horas por dia.
Neste BBS, podem ser copiados (download) para o seu micro novas versões dos softwares distribuídos, assim como outros utilitários e arquivos de interesse para a área de saúde.