Ministério da Saúde  
Informações de Saúde MS/SE/Datasus

Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal 1996
Cárie dental
Origem dos dados

Em 1986, o Ministério da Saúde realizou o 1º Levantamento Epidemiológico de âmbito nacional na área de Saúde Bucal. Na oportunidade, foram levantados dados referentes a cárie dental, doença periodontal e necessidades de prótese.

Decorridos 10 anos da pesquisa, o Ministério da Saúde, através da Área Técnica de Saúde Bucal e em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia - Nacional, Conselho Federal de Odontologia (CFO) e as Secretarias Estaduais de Saúde, realizou o 2º Levantamento, buscando verificar as alterações ocorridas no perfil da população brasileira.

A Área Técnica de Saúde Bucal trabalhou, em um primeiro momento, pesquisando somente a cárie dental em crianças na faixa etária de 6 a 12 anos de escolas públicas e privadas das 27 capitais e do Distrito Federal, visando um referencial para o desenvolvimento das ações preventivas do SUS.

Este levantamento foi processado pelo Departamento de Informática do SUS - DATASUS, apoiando o desenvolvimento, confecção e processamento das fichas utilizadas, bem como a criação de aplicativos para apuração e disseminação dos resultados do levantamento.

  Volta ao Menu Principal do Levantamento Fale conosco
Fale conosco