Ministério da Saúde  
Informações de Saúde MS/SE/Datasus

Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal 1996
Cárie dental
Notas metodológicas

Plano amostral

Calibração


Plano amostral

O tamanho da amostra foi definido a partir de informações colhidas no Manual de Levantamento Epidemiológico da Organização Mundial da Saúde (OMS) - 1991. Para locais onde a prevalência de cárie é alta ou moderada, como é o caso do Brasil, o exame de 40 a 50 indivíduos por idade é suficiente para se conhecer o quadro de saúde/doença da população.

Foi definido, então, como ponto de partida, um quantitativo de 40 escolares das idades de 6 a 12 anos em, pelo menos, 4 escolas de cada capital, atingindo, assim, 1.120 por cidade, totalizado 30.240 em todo o país.

Utilizou-se, para início de definição das amostras, uma listagem oferecida pelo Ministério da Educação, contendo, naquela época, todas as escolas registradas, segundo sua dependência administrativa.

Para seleção das escolas, considerou-se inicialmente o total de escolas da capital. Em seguida, escolheu-se somente as escolas com o quantitativo necessário para o exame (mínimo de 50 escolares por cada idade).

Uma vez definido o total, após a eliminação, foram selecionadas, aleatoriamente, em cada capital, uma escola de periferia (pública), uma escola de bairro (pública) e 2 escolas do centro, sendo uma particular e outra pública.

Teve-se o cuidado de deixar sorteada uma escola a mais em cada grupo, para uma eventualidade qualquer que ocorresse no dia do levantamento.

Em alguns Estados, durante o decorrer do levantamento propriamente dito, houve greve de professores públicos, do Município ou do Estado. Foi feito, então, novo sorteio.

Voltar ao início


Calibração

Embora os examinadores possam diferir nas suas avaliações do estado de saúde bucal dos indivíduos, eles devem estar de acordo sobre a avaliação das condições dos grupos da população. Quando um levantamento epidemiológico é realizado por uma equipe, é necessário que os examinadores sejam treinados para apresentar consistência nos julgamentos clínicos. A isso deminomina-se calibração.

Os objetivos da calibração são:

Não é possível dar uma definição precisa de consistência aceitável; em geral, a concordância para a maioria das avaliações deve estar em torno de 85 a 90%.

Para a execução da calibração, foi definido um odontólogo pela Área Técnica de Saúde Bucal, que calibrou um Coordenador Estadual de Saúde Bucal em cada macrorregião.

Estes, por sua vez, calibraram os Coordenadores Estaduais de sua região, que foram os responsáveis pela calibração das equipes na sua capital, segundo o critério para o exame e regras para o registro.

As 108 equipes foram constituídas por um odontólogo (examinador), um anotador e um monitor, indicados pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO), através de suas regionais, em parceria com as Coordenações Estaduais de Saúde Bucal.

A calibração foi realizada em períodos de 4 dias em Brasília, 4 dias nas macrorregiões e 4 dias nas capitais, ficando a cargo dos Coordenadores Estaduais o preparo do local para a execução do treinamento.

Voltar ao início


  Volta ao Menu Principal do Levantamento Fale conosco
Fale conosco