Ministério da Saúde  
Informações de Saúde MS/SE/Datasus

Valores aprovados da produção SUS (por prestador)
Notas Técnicas

Os dados disponíveis são oriundos dos Sistemas de Informações Hospitalares (SIH/SUS) e Ambulatoriais (SIA/SUS) do SUS.

Os tipos de dados financeiros disponíveis são os seguintes:

Tipo de Despesa Fonte de Informação

Valores resultantes do faturamento das contas hospitalares apresentadas pelos hospitais públicos, privados, filantrópicos e universitários credenciados pelo SUS. Os valores aqui apresentados são brutos, ou seja, incluem, além do que vai ser efetivamente pago ao hospital, a remuneração de médicos (código 7) e laboratórios, impostos, descontos etc.

Não estão incluídos os valores referentes ao fator de recomposição (25%), pagos de julho de 1995 a maio de 1998.

Estes valores estão discriminados como pagos pelo MS, quando a unidade estiver sob gestão estadual, ou plena, quando a unidade estiver sob gestão municipal plena e semiplena.

Sistema de Informações Hospitalares do SUS - SIH/SUS

Valores resultantes do faturamento das contas ambulatoriais apresentadas pelas unidades públicas, privadas, filantrópicas e universitárias credenciadas pelo SUS, bem como médicos também credenciados. Os valores aqui apresentados são brutos, incluindo impostos e descontos.

Não estão incluídos os valores referentes ao fator de recomposição (25%), pagos de julho de 1995 a maio de 1998.

Estes valores estão discriminados como pagos pelo MS, quando a unidade estiver sob gestão estadual, ou plena, quando a unidade estiver sob gestão municipal plena e semiplena.

Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS - SIA/SUS

Os valores estão apropriados pela Unidade de Atendimento, estando estas agrupadas pelo seu CNPJ. Os cadastros de estabelecimentos ambulatoriais e hospitalares, fornecidos pelos gestores estaduais e municipais, contêm a razão social e o nome da unidade. No entanto, nem sempre as razões sociais para as unidades de mesmo CNPJ coincidem. Nestes casos, consideramos a razão social proveniente do SIA/SUS, assinalando o fato com um asterisco. Note-se que para alguns estabelecimentos cadastrados pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, o CNPJ utilizado não é o real, mas um específico do CNES, iniciado por "77777".

Os valores estão apropriados pela Unidade Geográfica (município, região metropolitana, microrregião, aglomerado urbano, regional de saúde, macrorregional de saúde, UF ou região) onde a unidade (hospitalar ou ambulatorial) está estabelecida.

De acordo com a sistemática de pagamento das AIH, alguns hospitais estão vinculados a uma UF (a que denominamos de UF - ZI) que não corresponde à UF de sua localização.

Os abonos e fatores de recomposição, como os aplicados de julho de 1995 a maio de 1998, não estão considerados.

Não constam os valores referente às internações e atendimentos ambulatoriais realizados em alguns hospitais próprios do Ministério da Saúde (natureza 31) ou estaduais (natureza 41) que recebem apenas recursos orçamentários.

O ano e mês de competência correspondem ao período em que foram realizados os atendimentos ambulatoriais e hospitalares faturados. Em algumas situações, incluem aqueles realizados anteriormente que, por alguma razão, não puderam ser apresentados no devido tempo.

O Tipo de Prestador classifica as unidades de acordo com as seguintes categorias:

Voltar ao início


Outras formas de obtenção de informações

O DATASUS coloca à disposição da comunidade diversos meios para obter informações sobre os recursos do SUS:

Voltar ao início

Formas de contato com o DATASUS

Por correspondência ou ofício:
Ministério da Saúde
Secretaria Executiva
Departamento de Informática do SUS
Coordenação Geral de Informações de Saúde
 
Rua México, 128, 8º andar
CEP 20.031-142 - Castelo
Rio de Janeiro - RJ
 
Por fax: (21)3985-7240
 
Pela página do Datasus, através do Fale conosco.

Voltar ao início