Ministério da Saúde  
RIPSA idb2012

Tabela Unificada de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS

Notas Técnicas referentes à sua implantação.

 

A Tabela Unificada de Procedimentos do SIA/SUS e SIH/SUS foi implantada em janeiro de 2008. Isto representou impacto significativo ao longo de todo o processo de trabalho desde o registro do atendimento no estabelecimento de saúde até o processamento, geração e envio das bases de dados pelos gestores estaduais e municipais e na disseminação por parte do Ministério da Saúde.

A redução apresentada na produção ambulatorial e hospitalar reflete o sub-registro dos atendimentos no período correspondente à estabilização do SIGTAP - Sistema de Gerenciamento da Tabela Unificada de Procedimentos, Medicamentos e OPM(*) DO SUS, alcançado em cerca de 90 dias a partir da implantação.

Na captação do atendimento, a unificação das tabelas e o aumento de 08 para 10 dígitos na codificação dos procedimentos causaram impacto na cultura institucional vigente, exteriorizando as dificuldades de adaptação e difusão do novo modelo em toda a rede do SUS. Estas variáveis provocaram a queda apresentada na produção no período de janeiro a março de 2008.

Nota:
(*) OPM: Órteses, próteses e materiais especiais.