As informações do IDB são atualizadas anualmente. Sugerimos consultar a versão mais recente (http://www.datasus.gov.br/idb). |
Indicadores e Dados Básicos - Brasil - 2011
|
A publicação dos Indicadores e Dados Básicos de Saúde - IDB - é resultado do esforço conjunto das diversas instituições envolvidas na produção e análise dos dados. A cada edição, este processo, em contínuo aperfeiçoamento, pode levar a:
inclusão de dados para os anos mais recentes;
revisão dos dados de períodos anteriores, devido a:
aprimoramento das estimativas e das bases de dados;
inclusão tardia de dados;
modificações nas fontes dos dados; e
revisão dos critérios de definição e do método de cálculo dos indicadores, tornando-os mais precisos e adequados à disponibilidade de dados;
inclusão de novos indicadores, pela qualificação de novas fontes de dados e para atendimentos às necessidades dos gestores e pesquisadores de saúde.
supressão de indicadores, pela impossibilidade de obtenção de dados ou pela imprecisão e distorções dos mesmos.
São as seguintes as principais novidades do presente IDB:
A Matriz de Indicadores do IDB está em contínuo processo de revisão. Com isto, alguns indicadores foram incluídos, outros excluídos e efetuadas alterações em vários deles: nome, categorização, fonte etc.
A divulgação dos dados do Censo-2010 permitiu que diversos indicadores pudessem utilizar seus resultados no seu cálculo, principalmente como denominador para o seu cálculo.
Atualizações:
Inclusão dos dados demográficos do Censo-2010, de:
Inclusão dos dados de 2010, fornecidos pelo IBGE, de:
Inclusão dos dados de 2010 com fonte no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), de:
Inclusão dos dados de 2009 e 2010, com fonte no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) e na Pesquisa de Busca Ativa, de:
Alterações provenientes da revisão da Matriz de Indicadores:
Os indicadores B.2.1 - Níveis de escolaridade na população de 15 anos ou mais e B.2.2 - Níveis de escolaridade na população de 18 a 24 anos passam a ser denominados de Escolaridade na população de 15 anos ou mais e Escolaridade na população de 18 a 24 anos.
A taxa de desemprego passa a ser apresentada apenas para a população de 16 anos ou mais.
Atualizações:
Os indicadores socioeconômicos, sempre que possível, passaram a apresentar também os dados provenientes dos Censos (1991, 2000 e 2010), categorizados por regiões, unidades da federação, regiões metropolitanas e capitais. Os dados com fonte nos Censos são apresentados separadamente dos dados com fonte nas PNAD, devido às diferenças amostrais dos dois instrumentos de pesquisa.
Os indicadores que envolvem renda com fonte na PNAD continuam como referência do INPC de setembro/2009. Os com fonte no Censo tem como referência o INPC de julho/2010.
São os seguintes indicadores que passaram a também ter os Censos com fonte:
Para os indicadores que envolvem renda (B.8, B.5.1 e B.5.2), não são apresentados os dados de 1991, pois, sendo um período de alta inflação, a comparabilidade dos dados é comprometida.
Nos indicadores categorizados por faixa etária, a faixa etária de 60 anos e mais foi dividida em 60-69, 70-79 e 80 e mais.
Inclusão dos dados de 2009, com fonte no Sistema de Contas Regionais do IBGE, de:
Indicadores não atualizados:
Os seguintes indicadores não estão apresentados para os anos censitários, por não ter sido possível compatibilizar os critérios utilizados nos Censos com os utilizados na PNAD:
Alterações provenientes da revisão da Matriz de Indicadores:
O indicador C.16 teve sua denominação alterada, de "Taxa de mortalidade em menores de 5 anos" para "Taxa de mortalidade na infância".
Atualizações:
Inclusão dos dados de 2010, com fonte no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), de:
Inclusão dos dados de 2009 e 2010, com fonte no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) e Pesquisa de Busca Ativa, de:
Inclusão dos dados de 2010, com fonte nos dados da Previdência Social, de:
Alterações provenientes da revisão da Matriz de Indicadores:
Em consonância com a proposta do grupo G, todos os indicadores de "Taxa de prevalência..." foram alterados para "Prevalência...".
Foram excluídos os indicadores de Proporção de internações hospitalares (SUS) por grupos de causas (D.13) e por causas externas (D.14), e sua substituição pelos indicadores de Taxa de internação hospitalar (SUS) por causas selecionadas (D.29) e por causas externas (D.30), já existentes.
Eliminados os dados anteriores a 1998 da Taxa de internação hospitalar (SUS) por causas selecionadas (D.29), por incompatibilidades entre a CID-9 e CID-10.
O indicador de Proporção de internações hospitalares (SUS) por afecções originadas no período perinatal (D.23) passa a ser apresentado apenas pelas agregações da Lista Básica de Morbidade.
Para a incidência de meningite (D.1.16), foram agregadas as categorias de meningococcemia, meningite meningocócica e a meningite meningocócica em meningococemia.
Atualizações:
Inclusão dos dados de 2010 e revisão dos dados de 2007 a 2009, com fonte no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e nas informações repassadas pelas áreas técnicas, de:
Inclusão dos dados de 2010, com fonte no Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), de:
Inclusão dos dados de 2010/2011, a partir de informações repassadas pelo Inca, de:
Inclusão dos dados de 2010, com fonte nos dados da Previdência Social, de:
Indicadores não atualizados:
Inclusão dos dados de 2008 a 2010, com fonte no Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS), de:
Alterações provenientes da revisão da Matriz de Indicadores:
Todos os indicadores de "Taxa de prevalência..." foram alterados para "Prevalência...".
Alterado o nome do indicador de Participação diária per capita das calorias de frutas, verduras e legumes no total de calorias da dieta (G.12) para Proporção diária per capita das calorias de frutas, verduras e legumes no total de calorias da dieta.
Eliminada a categoria de aleitamento na primeira hora dos indicadores de Prevalência de aleitamento materno (G.13) e Prevalência de aleitamento materno exclusivo em menores de 6 meses (G.14).
O indicador de Proporção de nascidos vivos por idade materna (G.15) passa a ser Proporção de nascidos vivos de mães adolescentes.
Alterado o nome do indicador de Percentual de crianças de 5-6 anos de idade com índice ceo-d igual a 0 (G.18) para Proporção de crianças de 5-6 anos de idade com índice ceo-d igual a 0.
Atualizações:
Inclusão dos dados de 2010, com fonte no Vigitel, de:
Inclusão dos dados de 2008/2009, com fonte na POF, de:
Inclusão dos dados de 2010, com fonte no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), de:
Indicadores não atualizados:
Indicadores sem novos dados:
Alterações provenientes da revisão da Matriz de Indicadores:
Foram revistas as notas de rodapé dos indicadores que apresentam os dados em reais, para indicar quando são valores correntes ou corrigidos. Isto alterou também alguns indicadores do grupo B.
Criado o indicador de Leitos hospitalares segundo esfera administrativa e tipo de prestador - CNES/MS (E.22), categorizado por tipo de leito (SUS e total), esfera administrativa (federal, estadual, municipal e privado), tipo de prestador (público, privado, filantrópico e sindicato) e tipo de leito (cirúrgicos, clínicos, obstétricos, pediátricos, outras especialidades e hospital-dia).
O indicador de Equipamentos de imagem utilizados em saúde (E.18) passa a ser denominado de Número de equipamentos de imagem por habitante.
Considerando que o grupo F propôs a extinção do indicador de Proporção de internações hospitalares (SUS) por especialidade (F.5), pelo fato da especialidade retratar o tipo de leito utilizado e não a efetiva especialidade do procedimento, o indicador de Valor médio pago por internação hospitalar no SUS (AIH) (E.11) não é mais categorizado por especialidade, passando a ser por tipo de hospitalização (geral e hospital-dia).
Atualizações:
Inclusão dos dados de 2010, com fonte nos Conselhos Profissionais, de:
Inclusão dos dados de 2010, com fonte nas informações fornecidas pelo INEP, de:
Inclusão dos dados de 2010, com fonte no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), de:
Inclusão dos dados de 2007 a 2009, com fonte nas Contas Satélite de Saúde, de:
Inclusão dos dados de 2010, com fonte no Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), de:
Inclusão dos dados de 2010 e revisão de 2008 e 2009, com estimativas fornecidas pela IPEA, de:
Inclusão dos dados de 2008/2009 e revisão dos dados de 2002/2003, como fonte na POF, de:
Inclusão dos dados de 2010 e revisão de 2006 a 2009, com estimativas fornecidas pelo IPEA, de:
Inclusão dos dados de 2010, com fonte no Fundo Nacional de Saúde, de:
Indicadores não atualizados:
Indicadores com fonte na Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária (AMS), por não ter havido nova pesquisa, de:
Alterações provenientes da revisão da Matriz de Indicadores:
Os indicadores F.21, F.22 e F.23, foram extintos, com a criação de novos indicadores, conforme especificado a seguir:
Observe-se que, para o F.23, há alteração na faixa etária. Para o F.23.1, os dados de 2003 se referem ao período de 3 anos.
Foi extinto o indicador de Proporção de internações hospitalares (SUS) por especialidade (F.5), pois a especialidade não reflete efetivamente a especialidade do atendimento, mas do leito.
Foi criada uma nova categoria de análise para o indicador de Cobertura de Planos Privados de Saúde (F.16) - segmentação assistencial (médica, médica ambulatorial, médica hospitalar, médica hospitalar + ambulatorial, odontológica), sendo que o segmento odontológico inclui os planos exclusivamente odontológicos e os médicos + odontológicos. Foi mantida a cobertura por modalidade, mas sem possibilidade de cruzamento com a por segmentação. A cobertura por modalidade se refere apenas à segmentação médica.
Atualizações:
Inclusão dos dados de 2010, com fonte no Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS), de:
Inclusão dos dados de 2010, com fonte no Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), de:
Inclusão dos dados de 2010, com fonte no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), de:
Inclusão dos dados de 2010, com fonte no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), de:
Inclusão dos dados de 2010 e revisão dos dados de anos anteriores, com fonte no Sistema de Informações sobre Beneficiários (ANS/SIB), com inclusão da cobertura por segmentação, de:
Inclusão dos dados de 2010, com fonte no Censo-2010, de:
Indicadores não atualizados:
Indicadores com fonte no Suplemento Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-Saúde), por não ter sido efetuado novo inquérito:
Indicadores com fonte na Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), por não haver novos dados:
Os IDB anteriores ainda podem ser consultados, mas deve ser observado que, em muitos casos, a numeração e os critérios são diferentes do IDB atual, não podendo, portanto, serem comparados. Além disto, o IDB-2011 já contempla indicadores para anos anteriores, com critérios compatibilizados, sempre que possível.