Ministério da Saúde
RIPSA idb2011

As informações do IDB são atualizadas anualmente. Sugerimos consultar a versão mais recente (http://www.datasus.gov.br/idb).

 

Indicadores e Dados Básicos - Brasil - 2011
Folheto do IDB-2011

O folheto IDB 2011 aborda o tema do envelhecimento da população brasileira, à luz dos resultados do Censo Demográfico 2010. O tema escolhido destaca a importante relação entre demografia e saúde. A diminuição dos níveis de mortalidade conjuntamente com os da fecundidade fez com que a participação da população de 60 e mais anos de idade aumentasse substancialmente nas últimas décadas. O envelhecimento traz uma série de desafios para a sociedade e para o Sistema Único de Saúde (SUS). Merecem destaque aqueles relacionados ao enfrentamento de morbidades que atingem com maior frequência a população idosa, cujo crescimento implica em maiores gastos com diagnóstico e tratamento, bem como a necessidade de adequar a prestação de serviços e a formação profissional, fortalecendo a atenção primária, a promoção da saúde e a atenção integral à saúde dos idosos.

O mapa da capa apresenta a distribuição municipal do índice de envelhecimento em 2010, expresso pelo número de pessoas de 60 e mais anos de idade para cada 100 pessoas menores de 15 anos. Em 1991, havia 21 indivíduos idosos para cada 100 menores de 15 anos. O efeito combinado da diminuição da fecundidade e da mortalidade na composição populacional foi tão extraordinário, que fez com que 19 anos após o Censo de 1991, este índice se elevasse para 44,8, representando um aumento de 113%.

No verso do folheto, a Figura 1 mostra que, em 1991, a esperança de vida ao nascer, que expressa o número médio de anos de vida esperados para um recém-nascido, era 66,9 anos. Menos de duas décadas depois, em 2010, a esperança de vida ao nascer passou para 73,4 anos, ou seja, 6,5 anos mais. Esse fato reflete a diminuição da mortalidade, que ocorreu em todos os grupos de idade, principalmente durante o primeiro ano de vida. Entre 1991 e 2010, a Região Nordeste foi a que apresentou o maior aumento na esperança de vida ao nascer (7,9 anos). A esperança de vida aos 60 anos, que indica o número médio de anos de vida esperados para uma pessoa ao completar 60 anos, aumentou de 18,7, em 1991, para 21,4, em 2010 (Figura 2). O Censo de 2010 evidenciou ainda o acentuado declínio da taxa de fecundidade nas últimas décadas. Em 2010, o número médio de filhos nascidos vivos por mulher, já se situava abaixo do nível de reposição da população (2,1 filhos por mulher).

Estes fatores fizeram com que a base da pirâmide etária da população brasileira se estreitasse, e o topo se alargasse, em direção a uma estrutura etária envelhecida (Figura 3). A população de 60 e mais anos, que em 1991 representava 7,3% da população total, passou a representar 10,8%, em 2010.

A escolaridade da população tem importantes repercussões sobre a situação de saúde. A taxa de analfabetismo representa a proporção de pessoas que não sabem ler e escrever um bilhete simples. Apesar da redução observada nas últimas décadas, a taxa de analfabetismo permanece elevada entre idosos. Em 2010, 26,2% dos idosos eram analfabetos no Brasil, sendo que na Região Nordeste, quase a metade dos idosos (46,5%) estava nessa condição (Figura 4).

A proporção de idosos residentes em domicílios na condição de agregado ou de outro parente (não eram chefes nem cônjuges do chefe do domicílio) indica a existência de algum tipo de dependência, possivelmente relacionada a falta de renda ou incapacidade funcional. No período 1991-2010, essa proporção se reduziu de 17,4% para 13,5% no Brasil, e reduções de magnitude semelhante foram observadas em todas as regiões brasileiras (Figura 5).

Os dados apresentados neste folheto representam uma síntese da base completa da RIPSA disponível na página do DATASUS (www.datasus.gov.br/idb) e na BVS-RIPSA (www.ripsa.org.br), nas quais podem ser obtidos dados de séries históricas e informações técnicas detalhadas sobre todos os indicadores, além de indicações sobre a revisão e atualização de dados anteriormente publicados.

 

 

 


Expediente

©1997. Ministério da Saúde. Opas.

IDB-2011 Brasil - Indicadores e Dados Básicos para a Saúde.

Periódico anual de circulação dirigida ao setor Saúde, da Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa).

ISSN 1806-7611

Periodicidade: anual

Tiragem: 35.615 exemplares

Coordenação Geral de Documentação e Informação - Editora MS
OS 2012/0448

Elaboração e Informações:
Ministério da Saúde
Secretaria de Gestão Participativa
Departamento de Informática do SUS
Rede Interagencial de Informações para a Saúde
Rua México, 128 - 8º andar - sala 816
CEP: 20031-142, Rio de Janeiro - RJ
www.ripsa.org.br

Editor responsável: Secretaria Técnica da Ripsa

Normalização, revisão e projeto gráfico: Editora MS

Diagramação, Impressão e Distribuição: Athalaia Gráfica e Editora


Convenções

(...) Dado numérico não disponível.
(-) Dado numérico igual a 0 não resultante de arredondamento.
(0; 0,0; 0,000) Dado numérico igual a 0 resultante de arredondamento de um dado originalmente positivo.
(x) Dado numérico omitido na construção do IDB-2011.
(..) Não se aplica dado numérico.
A soma das parcelas pode não coincidir com o total, em função de arredondamentos efetuados nos dados parciais.