Ministério da Saúde
RIPSA idb2010

As informações do IDB são atualizadas anualmente. Sugerimos consultar a versão mais recente (http://www.datasus.gov.br/idb).

 

Indicadores e Dados Básicos - Brasil - 2010
Folheto do IDB-2010

O folheto IDB 2010 aborda o tema do acesso aos serviços de saúde no Brasil, uma dimensão importante na avaliação do desempenho do sistema de saúde, que pode ser compreendida como a capacidade do sistema de saúde em garantir o cuidado necessário em tempo oportuno e com os recursos adequados.

O acesso aos cuidados de saúde depende, em grande parte, da oferta de ações e serviços de saúde organizados para permitir a superação de barreiras geográficas, financeiras, culturais e simbólicas, que comprometem a atenção adequada aos usuários.

O mapa da capa ilustra uma das dimensões do acesso, representada pela oferta de serviços de mamografia para diagnóstico precoce da neoplasia de mama, visando o tratamento oportuno e eficaz da doença na população feminina acima de 35 anos de idade. Nota-se que a disponibilidade de mamógrafos por 100.000 habitantes nas microrregiões brasileiras, no ano de 2009, era maior nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, favorecendo o acesso das populações dessas regiões à realização do exame.

No verso do folheto, a Figura 1 mostra que, entre 2003 e 2008, aumentou em todas as regiões brasileiras o percentual de mulheres de 50 a 69 anos que realizaram exame de mamografia nos últimos três anos. Apesar disso, não se alterou o padrão de coberturas mais baixas nas regiões Norte e Nordeste. A análise por renda domiciliar per capita neste mesmo período demonstrou o aumento do acesso à mamografia em todas as categorias de renda, porém com a persistência de grandes diferenças entre elas (Figura 2).

O acesso também pode ser avaliado pela forma como a população regularmente procura os serviços de saúde para o atendimento de suas necessidades. A Figura 3 mostra mudança no perfil de utilização de serviço regular de saúde entre os anos de 1998 e 2008 evidenciada pelo aumento na proporção de pessoas que referem os serviços de atenção básica (postos e centros de saúde) como serviços de uso regular, em contraste com a tendência declinante da procura pelos serviços hospitalares.

Com relação ao acesso a consultas médicas nos últimos 12 meses, observa-se aumento progressivo dos percentuais registrados de 1998 a 2008, em todas as regiões, tendo os valores médios nacionais se elevado de 55% em 1998, para 68% em 2008 (Figura 4). No que tange ao atendimento odontológico no mesmo período, destaca-se o aumento significativo da proporção de pessoas com renda domiciliar per capita inferior a 0,75 salários mínimos que consultaram dentista nos últimos 12 meses (Figura 5).

Esses e outros indicadores disponíveis evidenciam a ampliação do acesso a serviços de saúde no Brasil nos últimos anos, e também mudanças na forma de utilização dos serviços pela população. Permanecem grandes desafios para as políticas de saúde no país, como o enfrentamento das desigualdades regionais, a melhoria da organização e gestão do sistema, e a busca pela qualidade das ações e serviços oferecidos.

Os dados apresentados neste folheto representam uma síntese da base completa da RIPSA disponível na página do DATASUS (www.datasus.gov.br/idb) e na BVS-RIPSA (www.ripsa.org.br), nas quais podem ser obtidos dados de séries históricas e informações técnicas detalhadas sobre todos os indicadores, além de indicações sobre a revisão e atualização de dados anteriormente publicados.

 

 

 


Expediente

©1997. Ministério da Saúde. Opas.

IDB-2010 Brasil - Indicadores e Dados Básicos para a Saúde.

Periódico anual de circulação dirigida ao setor Saúde, da Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa).

ISSN 1806-7611

Periodicidade: anual

Tiragem: 30.000 exemplares

Coordenação Geral de Documentação e Informação - Editora MS
OS 2011/0338

Elaboração e Informações:
Ministério da Saúde
Secretaria de Gestão Participativa
Departamento de Informática do SUS
Rede Interagencial de Informações para a Saúde
Rua México, 128 - 8º andar - sala 816
CEP: 20031-142, Rio de Janeiro - RJ
Contato: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=6131
www.ripsa.org.br

Editor responsável: Secretaria Técnica da Ripsa

Normalização, revisão e projeto gráfico: Editora MS

Diagramação, Impressão e Distribuição: Gráfica Brasil


Convenções

(...) Dado numérico não disponível.
(-) Dado numérico igual a 0 não resultante de arredondamento.
(0; 0,0; 0,000) Dado numérico igual a 0 resultante de arredondamento de um dado originalmente positivo.
(x) Dado numérico omitido na construção do IDB-2010.
(..) Não se aplica dado numérico.
A soma das parcelas pode não coincidir com o total, em função de arredondamentos efetuados nos dados parciais.