Ministério da Saúde  
RIPSA idb2009

As informações do IDB são atualizadas anualmente. Sugerimos consultar a versão mais recente (http://www.datasus.gov.br/idb).

 

Indicadores e Dados Básicos - Brasil - 2009
O que há de novo

A publicação dos Indicadores e Dados Básicos de Saúde - IDB - é resultado do esforço conjunto das diversas instituições envolvidas na produção e análise dos dados. A cada edição, este processo, em contínuo aperfeiçoamento, pode levar a:

São as seguintes as principais novidades do presente IDB:

Revisão da Matriz de Indicadores

A Matriz de Indicadores do IDB está em processo de revisão. Com isto, alguns indicadores foram incluídos, outros excluídos e efetuadas alterações em vários deles: nome, categorização, fonte etc.

O grupo D - Morbidade e Fatores de Risco, foi dividido em dois: o grupo D passou a ser denominado apenas como Morbidade, e foi criado o grupo G - Fatores de Risco e de Proteção.

Veja mais adiante as alterações efetuadas em cada grupo.

Comentários sobre os indicadores

Foram incluídos comentários sobre os seguintes indicadores:

Novas fontes de dados

A. Indicadores Demográficos

B. Indicadores socioeconômicos

C. Indicadores de mortalidade

D. Indicadores de morbidade

G. Indicadores de fatores de risco e proteção

E. Indicadores de recursos

F. Indicadores de cobertura

IDB anteriores

Os IDB anteriores ainda podem ser consultados, mas deve ser observado que, em muitos casos, a numeração e os critérios são diferentes do IDB atual, não podendo, portanto, serem comparados. Além disto, o IDB-2009 já contempla indicadores para anos anteriores, com critérios compatibilizados, sempre que possível.