Ministério da Saúde
RIPSA idb2004

As informações do IDB são atualizadas anualmente. Sugerimos consultar a versão mais recente (http://www.datasus.gov.br/idb).

 

Indicadores e Dados Básicos - Brasil - 2004
Folheto do IDB-2004

O tema selecionado para o folheto do IDB 2004 é o de saneamento básico domiciliar, um dos principais determinantes das condições de saúde da população. Os indicadores disponíveis sobre o tema evidenciam disparidades regionais importantes no acesso a esses recursos, o que reflete desigualdades sociais, econômicas e de atenção à saúde.

O mapa da capa mostra a distribuição em 2000, por município, da cobertura populacional relativa a domicílios urbanos atendidos por rede geral de esgotamento sanitário ou fossa séptica. Na situação mais privilegiada (90-100%) encontra-se um pequeno conjunto de municípios, fortemente concentrado na Região Sudeste e, sobretudo, no Estado de São Paulo. Na maior parte dos municípios brasileiros, menos da metade da população urbana dispõe de esgotamento sanitário adequado, o que corresponde às grandes manchas observadas nas áreas ocidentais dos três estados sulinos, no norte de Minas Gerais, em importantes áreas de crescimento econômico da Região Centro-Oeste e na maior parte das regiões Norte e Nordeste. Os municípios em situação intermediária (50-90% de cobertura) estão predominantemente localizados no restante das regiões Sudeste e Sul.

Na contracapa do folheto, o gráfico 1 permite comparar, por estado, a cobertura da população urbana atendida por abastecimento de água e por esgotamento sanitário adequado, em 2002. À exceção dos estados de Rondônia, Pará, Acre e Amapá, mais de 70% da população dispõem de rede geral de água. Com relação ao esgotamento sanitário, esse mesmo nível de cobertura é atingido em apenas nove estados, situando-se em menos de 50% em Rondônia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Alagoas, Goiás e Pernambuco.

O gráfico 2 mostra que a cobertura da população total brasileira servida por esgotamento sanitário adequado aumentou cerca de 18% entre 1993 e 2002, enquanto a proporção de óbitos por doença diarréica em menores de 5 anos de idade reduziu-se a menos da metade, durante o mesmo período, o que possivelmente reflete a expansão de atividades de atenção básica à saúde.

Entre 1993-2002, a evolução percentual da população atendida por serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo, mostra grandes diferenciais segundo a situação do domicílio (Gráfico 3). Nas áreas urbanas, a cobertura alcançou, respectivamente, 91%, 75% e 95%, enquanto nas áreas rurais os valores máximos para cada um desses serviços estiveram próximos a 20%.

Os dados apresentados neste folheto representam uma síntese da base completa da RIPSA disponível na página do Datasus (www.datasus.gov.br). Nesse endereço estão acessíveis informações técnicas sobre cada indicador, tais como sua interpretação, usos e limitações, além do método de cálculo e da fonte de dados adotada. Para a comparação de séries históricas, deve ser consultada a base completa, que é periodicamente atualizada e revisada.

Expediente

©1997. Ministério da Saúde. OPAS.

IDB 2004 Brasil - Indicadores e Dados Básicos para a Saúde.

Periódico anual, de circulação dirigida ao setor saúde, da Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa).

ISSN 1806-7611

Periodicidade: anual

Tiragem: 25.000 exemplares

Elaboração, Informações e distribuições:
Ministério da Saúde
Secretaria Executiva
Departamento de Informação e Informática do SUS
Rede Interagencial de Informações para a Saúde
Esplanada dos Ministérios, bloco G, sala 107, ala A
CEP: 70058-900, Brasília - DF
Fax: (61) 321 4787
Tels.: (61) 315 2796 / 315 2764
Contato: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=6131

Editor responsável: Secretaria Técnica da Ripsa

Normalização e Projeto gráfico: Editora MS


CONVENÇÕES

(...): Dado numérico não disponível.
(-): Dado numérico igual a 0 não resultante de arredondamento.
(0; 0,0; 0,000): Dado numérico igual a 0 resultante de arredondamento de um dado originalmente positivo.
(x): Dado numérico omitido na construção do IDB 2004.
(..): Não se aplica dado numérico.

A soma das parcelas pode não coincidir com o total, em função de arredondamentos efetuados nos dados parciais.