Ministério da Saúde  
RIPSA idb2003

As informações do IDB são atualizadas anualmente. Sugerimos consultar a versão mais recente (http://www.datasus.gov.br/idb).

 

Indicadores e Dados Básicos - Brasil - 2003
Folheto do IDB-2003

Nesta edição de 2003, o folheto do IDB apresenta o tema da saúde da mulher. Os indicadores selecionados para a capa e a contra-capa revelam alguns aspectos das condições de vida dessa importante parcela da população (quase 88 milhões de pessoas), que se sobressai cada vez mais nos diferentes espaços de representação social, especialmente em sua inserção no mercado de trabalho.

O mapa da capa mostra a distribuição por microrregião homogênea, em 2001, da proporção de nascidos vivos de parto cesáreo, um procedimento cirúrgico que tem indicações clinicamente bem definidas. Tomando por base o limite máximo de 15% - considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde - observa-se que estão nesse patamar apenas algumas microrregiões do Norte e do Nordeste. Nas demais regiões brasileiras, há extensas áreas em que a proporção de partos cesáreos excede em pelo menos três vezes o valor de 15%, destacando-se uma faixa territorial contínua que inclui todos os estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste, parte de Rondônia e do Paraná.

Na contracapa, o gráfico 1 mostra a taxa de incidência de aids que, nas mulheres de 20 a 60 anos de idade, aumentou até cinco vezes no período de 1990 a 1998. A partir de 1999 a curva ascendente se inflexiona, possivelmente pelo uso de meios protetores da prática sexual, por parte de mulheres expostas ao risco de infecção.

As taxas de mortalidade por câncer de mama e de colo uterino, na faixa de 30 a 49 anos de idade, são indicadores-sentinela da atuação dos serviços de saúde, na detecção precoce dessas patologias tipicamente femininas. Ambas causas estão em ascensão no Brasil, sobretudo o câncer de mama, que em 2001 predominava em todas as regiões exceto a Norte, como mostra o gráfico 2. As diferenças encontradas podem refletir dificuldades de acesso a recursos de diagnóstico precoce e de tratamento oportuno dos casos de doença instalada.

A gravidez na adolescência, muitas vezes indesejada ou inoportuna, em geral afasta as jovens de suas trajetórias escolares, introduzindo-as precocemente na responsabilidade de serem mães. Como mostra o gráfico 3, para o ano 2000, as taxas específicas de fecundidade na faixa etária de 15 a 19 anos são quase sempre mais elevadas nos estados das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Em todas as unidades da Federação há, porém, desigualdades marcantes na distribuição das taxas por níveis de instrução, observando-se que a fecundidade das jovens com menos de quatro anos de estudo supera em 3,4 vezes, em média, a do grupo com escolaridade de oito anos ou mais. Portanto, o ensino fundamental destaca-se como uma prioridade nacional no enfrentamento dessa questão.

Os dados apresentados no folheto do IDB referem-se ao ano de informação mais recente e representam uma síntese da base completa da RIPSA disponível na página do Datasus (www.datasus.gov.br). Neste endereço estão acessíveis informações técnicas sobre cada indicador, tais como sua interpretação, usos e limitações, além do método de cálculo e fontes dos dados. Para comparação de séries históricas deve ser consultada a base completa, que é periodicamente atualizada e revisada.

Expediente

IDB 2003 Brasil - Indicadores e Dados Básicos para a Saúde.

Periódico anual, de circulação dirigida ao setor saúde, da Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa).

©1997. Ministério da Saúde. OPAS.

ISSN 1806-7611

Periodicidade: anual

Tiragem: 25.000 exemplares

Elaboração, Informações e distribuições:
Ministério da Saúde
Secretaria Executiva
Departamento de Informação e Informática do SUS
Rede Interagencial de Informações para a Saúde
Esplanada dos Ministérios, bloco G, sala 107, ala A
CEP: 70058-900, Brasília - DF
Fax: (61) 321 4787
Tels.: (61) 315 2796 / 315 2764
Contato: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=6131

Editor responsável: Secretaria Técnica da Ripsa

Normalização e Projeto gráfico: Editora MS


CONVENÇÕES

(...): Dado numérico não disponível.
(-): Dado numérico igual a 0 não resultante de arredondamento.
(0; 0,0; 0,000): Dado numérico igual a 0 resultante de arredondamento de um dado originalmente positivo.
(x): Dado numérico omitido na construção do IDB 2003.
(..): Não se aplica dado numérico.

A soma das parcelas pode não coincidir com o total, em função de arredondamentos efetuados nos dados parciais.