Ministério da Saúde  
RIPSA IDB2002

As informações do IDB são atualizadas anualmente. Sugerimos consultar a versão mais recente (http://www.datasus.gov.br/idb).

 

Indicadores e Dados Básicos - Brasil - 2002
IDB-2002
Apresentação

English
Español
Français

Desde a edição de 2000, o folheto impresso do IDB é ilustrado com um tema de especial relevância e atualidade para a área de saúde pública no Brasil. As duas edições anteriores abordaram a mortalidade infantil e a violência. Para o IDB-2002, foi selecionado o tema da saúde do idoso, que merece atenção cada vez maior no planejamento das ações de saúde.

A capa do folheto mostra um mapa que ilustra a distribuição espacial da proporção de idosos na população brasileira em 2002, por microrregiões. Observa-se que a maior concentração de idosos ocorre nas áreas litorâneas, desde o Rio Grande do Sul até o Piauí, em contraste com a Região Norte, onde a população é mais jovem, devido às taxas de fecundidade ainda elevadas. No interior das grandes regiões do país, a distruição da composição etária deve ser analisada em função do aumento da expectativa de vida e das migrações de população em idade produtiva, na busca de melhores condições de trabalho.

As figuras da contracapa apresentam outros indicadores alusivos ao mesmo tema, que também integram o IDB. O gráfico 1 mostra que a proporção de idosos na população total tem aumentado progressivamente nos últimos 100 anos, especialmente a partir da década de 1970, em contraposição ao decréscimo percentual que corresponde ao segmento de menores de 15 anos de idade. Acompanhando essa tendência, os gastos hospitalares no Sistema Único de Saúde estão se concentrando cada vez mais no atendimento de idosos (gráfico 2). De outra parte, quanto mais avançada a idade dos pacientes, maiores são as taxas de hospitalização, para todos os grupos de causas de morbidade, exceto nas neoplasias no grupo etário acima de 80 anos (gráfico 3).

Este folheto contém uma síntese das informações que, em forma completa, estão apresentadas na página do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), órgão do Ministério da Saúde responsável pela consolidação dos dados fornecidos pelas instituições-fontes do IDB (www.datasus.gov.br). Na mesma página, podem ser encontrados indicadores que não constam do folheto, como também outros níveis de desagregação dos indicadores e os dados brutos que foram utilizados na sua construção, além da ficha de qualificação.

Os dados apresentados referem-se ao ano de informação mais recente, e têm como fontes produtoras os diversos órgãos especializados do Ministério da Saúde - Secretarias e Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) -, a Fundação IBGE, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a Coordenação Geral de Estatística e Atuária do Ministério da Previdência Social e a Fundação Sistemas de Análise de Dados do Estado de São Paulo (SEADE).

REDE INTERAGENCIAL
DE INFORMAÇÕES
PARA A SAÚDE - RIPSA

Ministério da Saúde
Secretaria Técnica da Ripsa
Contato: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=6131


CONVENÇÕES

(-): Dado numérico igual a 0 não resultante de arredondamento.
(...): Dado numérico não disponível.
(0; 0,0; 0,000): Dado numérico igual a 0 resultante de arredondamento de um dado originalmente positivo.
(x): Dado numérico omitido na construção do IDB 2002.
(..): Não se aplica dado numérico.