Ministério da Saúde  
RIPSA IDB2001

As informações do IDB são atualizadas anualmente. Sugerimos consultar a versão mais recente (http://www.datasus.gov.br/idb).

Indicadores e Dados Básicos - Brasil - 2001
IDB-2001
Apresentação

Os INDICADORES E DADOS BÁSICOS PARA A SAÚDE - BRASIL estão sendo apresentados pelo quarto ano consecutivo, como produto finalístico do trabalho conjunto das várias instituições que integram a Rede Interagencial de Informações para a Saúde - Ripsa. Da mesma forma que em edições anteriores, o IDB-2001 contém seis categorias de indicadores: demográficos, socioeconômicos, mortalidade, morbidade e fatores de risco, recursos e cobertura.

Os dados apresentados no IDB-2001 referem-se ao ano de informação mais recente, e têm como fontes produtoras os diversos órgãos especializados do Ministério da Saúde, a Fundação IBGE, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea, a Coordenação Geral de Estatística e Atuária do Ministério da Previdência e Assistência Social, e a Fundação Sistemas de Análise de Dados do Estado de São Paulo - Seade. No âmbito do Ministério da Saúde, a maioria das informações provêm do Centro Nacional de Epidemiologia - Cenepi, da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS e das Secretarias de Assistência à Saúde (SAS), Políticas de Saúde (SPS) e Gestão de Investimentos em Saúde (SIS).

As regiões metropolitanas tiveram seu número recentemente ampliado para 28; os dados dos municípios das capitais dos estados, a partir desta edição, passam a compor o IDB.

As informações ora divulgadas representam o esforço comum de dezenas de técnicos vinculados aos órgãos e entidades integrantes da Ripsa, que participam dos seus diferentes fóruns colegiados, fontes de sustentação técnico-científica da Rede. Espera-se que os usuários do IDB-2001 consultem as bases completas na Internet e contribuam com comentários, sugestões e propostas para o continuado aperfeiçoamento desse instrumento.