Ministério da Saúde  
RIPSA

Indicadores e Dados Básicos
Brasil - 2000

IDB2000

As informações do IDB são atualizadas anualmente. Sugerimos consultar a versão mais recente (http://www.datasus.gov.br/idb).

Apresentação

Pelo terceiro ano consecutivo, apresentamos os INDICADORES E DADOS BÁSICOS PARA A SAÚDE - BRASIL, (IDB-2000), agrupados em seis categorias - demográficos, socioeconômicos, mortalidade, morbidade e fatores de risco, recursos e cobertura - e desagregados pelas grandes regiões, estados e regiões metropolitanas.

Os dados apresentados no IDB-2000 referem-se ao ano de informação mais recente, e derivam de registros censitários, estimativas e projeções demográficas, sistemas de informação contínua de base nacional, pesquisas amostrais e estudos técnicos específicos. As fontes produtoras são o Ministério da Saúde, por seus órgãos especializados, a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, a Coordenação Geral de Estatística e Atuária do Ministério da Previdência e Assistência Social, e a Fundação Sistemas de Análise de Dados do Estado de São Paulo - SEADE. Essas instituições atuam de forma articulada no âmbito da Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA, uma iniciativa do Ministério da Saúde apoiada pela Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS.

O IDB-2000 atualiza conceitos, métodos de cálculo e outros itens relativos ao uso dos indicadores, expressos em notas técnicas da página Web. Sua apresentação pelo Datasus, em formato TABNET, possibilita obtenção imediata da informação desejada e acesso à série histórica dos dados. Os indicadores de mortalidade infantil, perinatal e materna sofreram revisão dos critérios utilizados, de forma a incorporar os avanços dos sistemas SIM e SINASC, sob a coordenação do Centro Nacional de Epidemiologia - CENEPI, do Ministério da Saúde.

As informações ora divulgadas representam o esforço comum de dezenas de técnicos vinculados aos órgãos e entidades integrantes da RIPSA, que participam dos seus diferentes fóruns colegiados, fontes de sua sustentação técnico-científica. Todos os usuários do IDB-2000 estão convidados a contribuir com comentários, sugestões e propostas de revisão, para o continuado aperfeiçoamento dessa experiência.