RIPSA IDB1998

As informações do IDB são atualizadas anualmente. Sugerimos consultar a versão mais recente (http://www.datasus.gov.br/idb).


Qualificação de Indicadores do IDB-1998

E.1 - Profissionais de saúde, por categoria

  1. Conceituação:
  2. Número de profissionais de saúde em atividade registrados em seus respectivos conselhos, por localidade de exercício, no ano de referência, expresso por 10 mil habitantes.

  3. Interpretação:
  4. Este indicador apresenta a proporção de profissionais de saúde, por 10.000 habitantes, nas categorias selecionadas. Demonstra a disponibilidade profissional e o potencial de cobertura para assistência à população, numa base populacional determinada.

  5. Usos:
  6. Diagnosticar o estado da oferta de profissionais para a população, identificando situações de desequilíbrio (carência, escassez de profissionais, saturação) ou equilíbrio.

    Subsidiar o planejamento de ações de saúde para uma população.

    Subsidiar políticas de formação de profissionais, inserção de profissionais por base populacional, segundo os quadros epidemiológico e social e políticas de incentivo e de interiorização do profissional.

    Permitir comparações de graus de eqüidade em relação à oferta de profissionais entre regiões geográficas no país e no cenário internacional.

  7. Limitações:
  8. Deve-se tomar cuidado na interpretação dos dados, considerando fatores relacionados ao seu contexto como: quadro epidemiológico, instâncias geográficas analisadas, condição sócio-econômica da população em questão, disponibilidade e nível de tecnologias utilizadas (fatores tecnológicos e organizativos do processo de produção de serviços de saúde) , fatores sócio-culturais e político-organizativos, fatores demográficos.

    Outro fator inerente ao próprio dado, relaciona-se ao número de profissionais inscritos nos conselhos que se encontram desenvolvendo atividades fora da assistência, situação que pode ser observada com muita freqüência.

  9. Fonte:
  10. Ministério da Saúde - CGRH-SUS / SIRH, a partir dos registros administrativos dos conselhos profissionais e base populacional do IBGE. A periodicidade de alimentação do sistema é anual, correspondendo ao número de profissionais inscritos em 01 de janeiro do ano de referência.

  11. Método de Cálculo:
  12. Número de profissionais da categoria de saúde específica, em determinado local e período

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------- x10 mil

    População total residente, no mesmo local e período

  13. Categorias de Análise:
  14. Brasil, Grandes Regiões, Estados e Distrito Federal

    Sexo: masculino e feminino (médico e odontólogo)

    Profissionais de saúde:

    E1.1 - Médico

    E1.2 - Odontólogo

    E1.3 - Enfermeiro

    E1.4 - Nutricionista

    E1.5 - Veterinário

    E1.6 - Técnico e auxiliar de enfermagem

    E1.7 - Farmacêutico

  15. Dados estatísticos e comentários: dados ainda não disponíveis.


Anterior

Datasus