RIPSA IDB1998

As informações do IDB são atualizadas anualmente. Sugerimos consultar a versão mais recente (http://www.datasus.gov.br/idb).


IDB-1998 - Indicadores e Dados Básicos - Brasil - 1998
Apresentação

Pelo segundo ano consecutivo, apresentamos os Indicadores e Dados Básicos, para a Saúde - Brasil, versão 1998 (IDB-1998). Da mesma forma que na versão anterior, os indicadores estão agrupados em 6 categorias - demográficos, socioeconômicos, mortalidade, morbidade e fatores de risco, recursos e cobertura - desagregados pelas grandes regiões, estados e regiões metropolitanas. Este folheto contém dados sintéticos de um conjunto maior de indicadores disponibilizados integralmente na Internet (www.datasus.gov.br).

Os dados apresentados derivam de registros censitários, estimativas e projeções demográficas, sistemas de registro contínuo, pesquisas amostrais e estudos técnicos específicos, tendo como base o ano de 1997 ou, quando indisponíveis, os referentes a anos imediatamente anteriores. As fontes produtoras das informações são o Ministério da Saúde, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, e a Coordenação Geral de Estatística e Atuária do Ministério da Previdência e Assistência Social, que atuaram de forma integrada para a realização do trabalho.

Vários aprimoramentos foram introduzidos no IDB-1998. Além da atualização dos dados, a matriz de indicadores foi ampliada e aperfeiçoada quanto aos conceitos e métodos de cálculo utilizados. O mesmo se aplica às fichas de qualificação dos indicadores, divulgadas também na Internet, que contêm informações relativas à conceituação, interpretação, usos, limitações, fontes dos dados, método de cálculo e categorias de análise de cada indicador.

As informações ora divulgadas representam o esforço comum de dezenas de técnicos vinculados aos órgãos e entidades integrantes da Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA, iniciativa conjunta do Ministério da Saúde e da OPAS destinada a propiciar subsídios para o aperfeiçoamento de políticas e ações de importância para a área da saúde. Todos os usuários do IDB-1998 estão convidados a contribuir com comentários e sugestões para o seu contínuo aperfeiçoamento.


Anterior Datasus