RIPSA IDB1997

As informações do IDB são atualizadas anualmente. Sugerimos consultar a versão mais recente (http://www.datasus.gov.br/idb).


IDB-1997 - Apresentação

A Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA, criada por iniciativa conjunta do Ministério da Saúde e da OPAS, reúne instituições representativas dos segmentos técnico-científicos diretamente envolvidos na produção e análise de dados de interesse para a saúde no país. Seu propósito é subsidiar, com informações relevantes, os processos de formulação, estruturação e avaliação de políticas e ações públicas de importância estratégica para o sistema de saúde. A Rede pressupõe compromissos de parceria permanente na produção e uso de dados e informações necessárias para caracterizar o estado de saúde, as respostas do aparelho prestador de serviços e os fatores socioeconômicos que condicionam o quadro sanitário.

Os Indicadores e Dados Básicos - Brasil, 1997 (IDB-1997) são produto dessa ação integrada, diretamente trabalhado pelas instituições responsáveis pelos principais sistemas de informação de base nacional utilizados - Ministério da Saúde, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Ministério da Previdência e Assistência Social. Os indicadores foram selecionados e adaptados de uma matriz geral, definida por consenso prévio. O IDB-1997 reflete a efetiva disponibilidade de informações relativas ao ano-base 1996 ou, na falta delas, a anos proximamente anteriores.

Estas páginas apresentam os indicadores disponíveis por Grandes Regiões, Estados, Distrito Federal e Regiões Metropolitanas. Informações mais completas podem ser obtidas nas páginas do Ministério da Saúde na Internet, incluindo várias outras categorias de desagregação dos indicadores, além dos dados brutos utilizados para produzi-los. Também estará sendo progressivamente disponibilizada, na Internet, uma ficha de qualificação técnica de cada indicador, destinada a orientar os usuários nos aspectos de conceituação, interpretação, usos, limitações, método de cálculo e fontes dos dados.

As informações que agora começam a ser divulgadas são resultado do esforço comum de dezenas de técnicos vinculados a órgãos e entidades de variadas origens, que atuaram em comitês temáticos, em grupos de trabalho e nas instâncias de coordenação técnica da RIPSA. Ao DATASUS coube, além disso, organizar todas as informações, produzir o folder do IDB97 e gerar os arquivos para Internet, com os dados básicos e os indicadores calculados. O IDB deverá ser editado com freqüência anual, incorporando aperfeiçoamentos que correspondam à progressiva melhoria das bases de dados.

Espera-se que estes Indicadores e Dados Básicos sejam oportunamente utilizados na produção de análises sobre a situação de saúde e suas tendências, subsidiando os processos de decisão e controle das políticas e ações de saúde, nos âmbitos dos poderes públicos, em todos os níveis de gestão e participação social do SUS, da comunidade técnico-científica e das instâncias de representação política do país. Todos os usuários desse instrumento estão convidados a contribuir com comentários e sugestões para o seu contínuo aperfeiçoamento.


Anterior Datasus