Os dados disponíveis são oriundos dos Censo Demográficos realizados em 1991, 2000 e 2010.
Os dados foram processados pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas - IPEA, de acordo com os critérios do indicador de Proporção de pessoas com baixa renda - B.5.1, dos Indicadores e Dados Básicos da Rede Interagencial de Informações para a Saúde - Ripsa.
Através da Internet, o DATASUS disponibiliza as principais informações para tabulações sobre pessoas com baixa renda:
Proporção (%) da população residente com renda domiciliar mensal per capita de até meio salário mínimo, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Considerou-se como renda domiciliar per capita a soma dos rendimentos mensais dos moradores do domicílio, em reais, dividida pelo número de seus moradores.
O salário mínimo do último ano para o qual a série está sendo calculada torna-se a referência para toda a série. Esse valor é corrigido para todos com base no INPC de julho de 2010, alterando o valor da linha de pobreza e consequentemente a proporção de pobres. O valor de referência, salário mínimo de 2010, é de R$ 510,00.
Proporção (%) da população residente com renda domiciliar mensal per capita de até um quarto de salário mínimo, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Contingente da população residente com renda domiciliar mensal per capita de até meio salário mínimo, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Contingente da população residente com renda domiciliar mensal per capita de até um quarto de salário mínimo, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Total da população considerada, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
Local (município, Comissão Intergestora Reginal (CIR), microrregião do IBGE, regional de saúde, região metropolitana, Unidade da Federação (UF) ou região) de residência.
Branca, preta, amarela, parda, indígena e sem declaração.
Os seguintes arquivos estão disponíveis para download, com os dados de renda média domiciliar per capita, pessoas de baixa renda, crianças em situação domiciliar de baixa renda, taxa de desemprego e taxa de trabalho infantil.
Os arquivos estão gravados com extensão .DBF, em formato padrão dBase, compactados no padrão .ZIP, podendo ser extraído pelos programas PKUNZIP®, WINZIP® ou similares. O padrão dBase pode ser lido por um grande conjunto de softwares e aplicativos.
Há um arquivo para cada ano, com o nome RENDABRnn.DBF, compactados no correspondente arquivo RENDABRnn.ZIP, correspondendo nn aos dois últimos dígitos do ano de referência.
As colunas dos arquivos são as seguintes:
O arquivo rendabr.zip contém definições e conversões que permitem tabular os arquivos disponibilizados para download. Descompacte este arquivo para um diretório de seu micro ou rede. Ao solicitar a tabulação, indique o local (dispositivo e diretório) onde estão os seus arquivos de população. O pacote já contém todas as tabelas necessárias.
Maiores detalhes sobre informações sobre população com baixa renda podem ser obtidos na home-page do IBGE.