Ministério da Saúde  
RIPSA

Indicadores de recursos

idb2009

As informações do IDB são atualizadas anualmente. Sugerimos consultar a versão mais recente (http://www.datasus.gov.br/idb).

Ajuda

 

Ficha de qualificação
Comentários

E.6.1 Gasto com ações e serviços públicos de saúde como proporção do PIB

Seleções Disponíveis


  

Tabela com bordas Texto pré-formatado Colunas separadas por ";"


Fonte: Ministério da Saúde/Secretaria Executiva/Departamento de Economia da Saúde e Desenvolvimento/Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde - SIOPS (Gasto Estadual e Municipal); SPO/SE e Fundo Nacional de Saúde - FNS (Gasto Federal) e IBGE (PIB regional)
Notas:
  1. Todos os gastos apresentados são gastos com ações e serviços públicos de saúde.
  2. Valores dos gastos e do PIB em milhões de reais.
  3. Valores de 2001 a 2006 revistos em relação ao IDB anterior.
  4. Veja as Notas Técnicas referentes à metodologia de cálculo dos gastos estaduais e municipais.
  5. As despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde são aquelas definidas na quinta e sexta diretrizes da Resolução nº 322/2003 do Conselho Nacional de Saúde. No âmbito federal, além da exclusão da despesa com inativos e pensionistas, foram excluídas as despesas com o pagamento de juros e amortização da dívida e com o Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza.
  6. A partir de junho de 2004, a despesa com pessoal do Ministério da Saúde executada pelos Estados foi centralizada no Distrito Federal. Para minimizar a distorção do gasto público federal com saúde entre os estados optou-se por contabilizar esta despesa com pessoal na rubrica "Nacional".
  7. O IBGE, órgão responsável oficialmente pelo cálculo do PIB nacional e regional, realizou, durante o ano de 2007, uma mudança metodológica no cálculo do mesmo. Essa mudança metodológica foi de tal envergadura que inviabiliza comparações entre os valores calculados segundo a metodologia anterior (referência 1985) e a nova (referência 2000). Por esse motivo, estamos divulgando o indicador calculado segundo as duas metodologias: de 2000 a 2004 com a referência a 1985 e de 2002 em diante com a referência a 2000. Mais informações podem ser encontradas no sítio do IBGE.