Bloco 14 - Pessoal de saúde de nível técnico/auxiliar
Para este bloco, estão disponíveis as seguintes informações para o grupo de ocupação pessoal de saúde - nível técnico/auxiliar:
Pessoal p/jornada: número de vínculos segundo a jornada de trabalho semanal.
Pessoal p/vínculo: número de vínculos segundo a tipo de vínculo com o estabelecimento/unidade.
Pessoal p/escolar.: número de vínculos segundo o grau de escolaridade.
Não foram levantados os dados para a jornada de trabalho. Assim, todos os dados estão na categoria não levantada.
As categorias para o vínculo são:
Próprio: contrato direto com o estabelecimento de saúde
Intermediado: contrato através de empresa, cooperativa ou outro tipo de entidade diferente do estabelecimento de saúde.
Outros: prestação de serviço, autônomo, etc.
As categorias para a escolaridade são:
Fundamental (antigo 1º grau)
Médio (antigo 2º grau)
Observação: foi pesquisado o nível de escolaridade exigido para a função exercida no estabelecimento de saúde, independentemente do nível de escolaridade possuído de fato pelo profissional.
As categorias para a ocupação são:
Auxiliar de enfermagem:
Profissional que executa pequenos serviços de enfermagem, sob supervisão do enfermeiro, auxiliando no atendimento aos pacientes.
Fiscal sanitário:
Profissional que atua na vigilância e/ou fiscalização sanitária junto aos domicílios, aos estabelecimentos de produção, comércio e serviços de interesse para a saúde como: os que comercializam alimento e/ou prestam assistência à saúde. Verifica o cumprimento da legislação sanitária vigente em sua área de atuação.
Técnico de enfermagem:
Profissional com formação de 2º grau, que desempenha atividades de atenção e cuidados diretos de enfermagem a pacientes, assistência ao enfermeiro no planejamento, programação e supervisão das atividades de enfermagem.
Técnico e auxiliar de farmácia:
Profissional que executa tarefas relacionadas com a composição e fornecimento de medicamentos e outros preparados semelhantes, podendo estocar e distribuir medicamentos, auxiliando o trabalho do farmacêutico.
Técnico e auxiliar de laboratório:
Profissional que atua nos laboratórios de análises clínicas (Patologia Clínica), colaborando com o tecnologista, patologista, ou biólogo, e participando ou executando: coletas, exames de rotina, preparo de soluções e reagentes, além de tarefas administrativas (o mesmo que Técnico e auxiliar em Patologia Clinica).
Técnico e auxiliar em nutrição e dietética:
Profissional que atua, sob a supervisão de um profissional de nível superior, na confecção de alimentos e dietas para os pacientes.
Técnico e auxiliar em fisioterapia/reabilitação:
Profissional responsável por realizar atividades, destinadas à reabilitação dos pacientes, cooperando com outros profissionais de nível superior.
Técnico em saúde oral:
Profissional que realiza atividades como técnicas auxiliares em odontologia, técnicas de manipulação de instrumentos odontológicos, confecção de modelos de gesso, colabora na parte administrativa da clínica e em programas de saúde oral (inclui os Técnicos em Higiene Dental e os Auxiliares de Consultório Dentário).
Técnico e auxiliar em vig sanitária e ambiental:
Profissional de nível médio que atua sob a supervisão de um profissional de nível superior, desenvolvendo ações nas áreas de controle de zoonoses e de vetores, abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, saneamento de edificações, situação de emergência e calamidade pública, saúde ambiental, segurança no trabalho e fiscalização sanitária.
Técnico em equipamentos médico-hospitalares:
Profissional que desempenha funções técnicas de manutenção (conserto) de equipamentos biomédicos.
Técnico em radiologia médica:
profissional responsável por executar técnicas de radiologia no setor de diagnóstico, radioterapias e radioisótopos.
Técnico e auxiliar em hematologia/hemoterapia:
Profissional responsável por atividades como coletar sangue, rótulo e identificação de material, preparo dos reagentes padronizados, manejo de sistemas automatizados.
Técnico e auxiliar em histologia:
Profissional responsável por realizar atividades sob a direção do anatomo-patologista ou tecnologista, com relação ao preparo e coração de lâminas e blocos histológicos.
Técnico em citologia/citotécnica:
Técnico com formação de 2º grau, que tem como função preparar e selecionar as amostras para diagnóstico citopatológico, sob supervisão do citopatologista.
Outros - nível técnico e auxiliar:
Profissionais da área de saúde, não listados dentre as opções citadas.
Origem: Bloco 14 itens 01 a 75 (V1401 a V1475)