Ministério da Saúde  
Informações de Saúde MS/SE/Datasus

Pesquisa Assistência Médico-Sanitária 2002
Notas Técnicas

Origem dos dados

Descrição das variáveis disponíveis para tabulação

Outras formas de obtenção de informações


Origem dos dados

Os dados disponíveis são oriundos da Pesquisa Assistência Médico-Sanitária, realizada periodicamente pelo IBGE.

Nesta pesquisa, é feito um levantamento anual, em todo o país, de todos os estabelecimentos que prestam serviços de saúde, com ou sem fins lucrativos, particulares ou públicos, em regime de internação ou não. São considerados todos os locais que possuem um mínimo de técnica apropriada para o atendimento rotineiro à população, segundo os critérios do Ministério da Saúde, tais como posto e centro de saúde, pronto-socorro, hospital etc.

Voltar ao início


Descrição das variáveis disponíveis para tabulação

Através da Internet, o DATASUS disponibiliza as principais informações para tabulações sobre a AMS-2002.

A AMS 2002 oferece duas opções de análise dos estabelecimentos de saúde: os estabelecimentos considerados separadamente e a composição de estabelecimentos com terceirização e os por eles terceirizados, aqui denominados como Unidades Assistenciais. Desta forma, é possível obter informações tanto de cada estabelecimento, independente da relação de terceirização, quanto da composição dos estabelecimentos "com terceirização/terceirizados", onde as informações do estabelecimento com terceirização estão agregadas às informações do(s) estabelecimento(s) por ele terceirizado(s).

A opção Estabelecimentos fornece as informações dos estabelecimentos considerados separadamente, isto é, um registro para cada estabelecimento, seja ele único, terceirizado ou com terceirização.

A opção Unidades Assistenciais considera os estabelecimentos de saúde únicos e composição de estabelecimentos com terceirização/terceirizados. Para comparação com a série histórica da AMS, deve ser escolhida a opção Unidade Assistencial. Esta opção fornece as informações por Unidades Assistenciais, formadas de acordo com o tipo de estabelecimento, isto é, um registro para cada estabelecimento único e um registro para cada Unidade Assistencial, composta por um estabelecimento com terceirização agregado ao(s) estabelecimento(s) por ele terceirizado(s).

Para detalhes sobre o significado das diversas variáveis, a metodologia utilizada, o universo de pesquisa, instrumentos de coleta etc, estão disponíveis páginas de ajuda, obtidas a partir do BME - Banco Multidimensional de Estatísticas - do IBGE.

Voltar ao início


Outras formas de obtenção de informações

Maiores detalhes sobre informações sobre a Pesquisa Assistência Médico-Sanitária podem ser obtidos na home-page do IBGE.

Formas de contato com o DATASUS

Por correspondência ou ofício:
Ministério da Saúde
Secretaria Executiva
Departamento de Informática do SUS
Coordenação Geral de Informações de Saúde
 
Rua México, 128, 8º andar
CEP 20.031-142 - Castelo
Rio de Janeiro - RJ
 
Por fax: (21)3985-7240
 
Pela página do Datasus, através do Fale conosco.

Voltar ao início