Ministério da Saúde  
Informações de Saúde MS/SE/Datasus
 

Voltar

MS/SAS/Departamento de Atenção Básica
SISVAN Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição
 

SISVAN - Notas Técnicas

NOTA TÉCNICA

SISVAN municipal - Estado Nutricional dos Usuários da Atenção Básica







  • ORIGEM DOS DADOS


O SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) corresponde a um sistema de informações que tem como objetivo principal promover informação contínua sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam. Esta informação irá fornecer uma base para decisões a serem tomadas pelos responsáveis por políticas, planejamento e gerenciamento de programas relacionados com a melhoria dos padrões de consumo alimentar e do estado nutricional.

O SISVAN – módulo municipal encontra-se instalado em praticamente todos os municípios brasileiros. Trata-se de uma ferramenta informatizada, desenvolvida pelo DATASUS, que apresenta a possibilidade de registro de informações para monitoramento do estado nutricional da população atendida por demanda espontânea nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde o por profissionais da Estratégia Saúde da Família e Programa de Agentes Comunitários de Saúde.

Um dos principais objetivos da Vigilância Nutricional contemplada pelo SISVAN – módulo municipal corresponde à avaliação do estado nutricional de diferentes grupos populacionais. Por meio do TabNet, são acessadas as informações do estado nutricional dos usuários da atenção básica, cujos dados foram registrados no sistema informatizado.

A classificação do estado nutricional pode ser realizada por meio de índices antropométricos. O índice é a combinação entre duas medidas antropométricas (por exemplo, peso e altura) ou entre uma medida antropométrica e uma medida demográfica (por exemplo, peso por idade, altura por idade). A seguir, são apresentados os índices preconizados pela Vigilância Nutricional para cada fase do curso da vida e estados fisiológicos, adotados no SISVAN – módulo municipal.



 
  • DESCRIÇÃO DAS VARIÁVEIS DISPONÍVEIS PARA A TABULAÇÃO


1. Criança peso/idade

Índice

Peso por idade - P/I em percentis para avaliação do estado nutricional de crianças.

 

Conceito

O peso por idade expressa a relação entre a massa corporal e a idade cronológica da criança. É o índice utilizado para a avaliação do estado nutricional, principalmente para caracterização do baixo peso. Essa avaliação é muito adequada para o acompanhamento do crescimento infantil e reflete a situação global do indivíduo; porém, não diferencia o comprometimento nutricional atual ou agudo dos pregressos ou crônicos. Este índice é contemplado na Caderneta de Saúde da Criança, que é distribuído em maternidades e em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde.

 

Método de cálculo

O peso da criança é aferido segundo métodos preconizados e registrado em quilos. A idade da criança é calculada em meses. Tais valores são identificados no gráfico de crescimento infantil, segundo o sexo. Este gráfico corresponde a curvas que refletem o crescimento de uma população de referência, isto é, aquela que inclui dados referentes a indivíduos sadios, vivendo em condições socioeconômicas, culturais e ambientais satisfatórias. No gráfico apresentado na Caderneta de Saúde da Criança, constam os percentis de peso por idade. A intersecção da medida de peso da criança e da sua idade possibilitará a identificação da faixa de percentil de peso por idade do indivíduo, devendo ser observados os pontos de corte para sua interpretação. O percentil de peso por idade em que se encontra a criança também pode ser identificado por meio de tabelas que apresentam diferentes valores de peso em função da idade e do sexo do indivíduo.



Topo



 

Interpretação

São definidos quatro pontos de corte para o indicador de Peso por idade (percentis 0,1, 3, 10 e 97), permitindo a seguinte classificação do estado nutricional infantil:

  • P/I abaixo do percentil 0,1: criança com peso muito baixo para a idade.
  • P/I maior ou igual ao percentil 0,1 e menor que o percentil 3: criança com peso baixo para a idade.
  • P/I maior ou igual ao percentil 3 e menor que o percentil 10: criança em risco nutricional.
  • P/I maior ou igual ao percentil 10 e menor que o percentil 97: criança com peso adequado para a idade (eutrófica).
  • P/I maior ou igual ao percentil 97: criança com risco de sobrepeso.

 

Usos

Permite avaliação do estado nutricional de crianças.

Permite o acompanhamento do crescimento infantil.

 

Limitações

A partir do indicador de peso por idade, não é possível diferenciar se o comprometimento nutricional é atual/ agudo ou pregresso/ crônico.

 

Fonte

Norma Técnica da Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, 2004.

Curvas de referência: National Center for Health Statistics (NCHS), 1977.



Topo



 

Observação

As novas curvas de crescimento lançadas em 2006 pela Organização Mundial da Saúde ainda estão sendo implementadas no SISVAN. Portanto, os dados apresentados no TabNet ainda foram obtidos com o uso das curvas do NCHS (1977), recomendadas anteriormente.

 

 

2. Criança peso/altura

Índice

Peso por altura - P/A em percentis para avaliação do estado nutricional de crianças.

 

Conceito

Este índice dispensa a informação da idade; expressa a harmonia entre as dimensões de massa corporal e altura. É utilizado tanto para identificar o emagrecimento da criança, como o excesso de peso.

 

Método de cálculo

A altura da criança, quer seja o comprimento no caso de crianças menores de 2 anos de idade (medida aferida com o indivíduo deitado) ou a estatura para crianças de 2 anos ou mais (medida aferida com o indivíduo em pé) é registrada em centímetros. O peso da criança é registrado em quilos. Tanto as medidas de altura como de peso são avaliadas segundo métodos preconizados e em seguida tais valores são identificados em gráficos de peso por altura, segundo o sexo. Este gráfico corresponde a curvas que refletem a distribuição desse índice em uma população de referência, isto é, aquela que inclui dados referentes a indivíduos sadios, vivendo em condições socioeconômicas, culturais e ambientais satisfatórias. Nesse gráfico, são apresentados os percentis do índice de peso por altura e a intersecção da medida de peso da criança com sua altura possibilitará a identificação da faixa de percentil que se encontra o indivíduo, devendo ser observados os pontos de corte para sua interpretação. O percentil de peso por altura em que se encontra a criança também pode ser identificado por meio de tabelas que apresentam diferentes valores de peso em função da altura e do sexo do indivíduo.

 

Interpretação

São definidos três pontos de corte para o indicador de peso por altura (percentis 3, 10 e 97), permitindo a seguinte classificação:

  • P/A abaixo do percentil 3: criança com baixo peso para sua altura.
  • P/A maior ou igual ao percentil 3 e menor que o percentil 10: criança com risco de baixo peso para sua altura.
  • P/A maior ou igual ao percentil 10 e menor que o percentil 97: criança com peso adequado para sua altura.
  • P/A maior ou igual ao percentil 97: criança com risco de sobrepeso para sua estatura.

Quanto ao índice P/A, existe a possibilidade de não ser identificado um parâmetro segundo a referência adotada. Isso ocorre quando há um peso muito baixo ou muito alto em relação a determinada altura, ou uma altura muito baixa ou muito alta em relação a determinado peso. Nesse caso, a classificação será “sem parâmetro do NCHS” no TabNet - SISVAN.

Se não tiver sido informado o dado de altura da criança, esta será classificada como “sem informação” no TabNet - SISVAN.

 

Usos

Permite avaliar a proporção entre as medidas de peso e altura de crianças.

 

Limitações

Não oferece um diagnóstico preciso de sobrepeso e obesidade, apenas de excesso de peso de uma forma geral.

A informação sobre a idade da criança não é considerada na avaliação desse índice. Dessa forma, existe a possibilidade de uma criança apresentar P/A adequado, mas não ter as medidas isoladas de peso e de estatura adequadas para sua idade.

 

Fonte

Norma Técnica da Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, 2004.

Curvas de referência: National Center for Health Statistics (NCHS), 1977.

 

Observação

As novas curvas de crescimento lançadas em 2006 pela Organização Mundial da Saúde ainda estão sendo implementadas no SISVAN. Portanto, os dados apresentados no TabNet ainda foram obtidos com o uso das curvas do NCHS (1977), recomendadas anteriormente.

 

 

3. Criança altura/idade

Índice

Altura por idade (A/I) em percentis para avaliação do estado nutricional de crianças.

 

Conceito

O indicador de Altura por idade (A/I) expressa o crescimento linear de crianças e corresponde ao dado que melhor representa o efeito cumulativo de situações adversas sobre o crescimento da criança. É considerado como o índice mais sensível para aferir a qualidade de vida da população infantil. Trata-se de um índice incluído recentemente na Caderneta de Saúde da Criança.

 

Método de cálculo

A altura da criança, quer seja o comprimento no caso de crianças menores de 2 anos de idade (medida aferida com o indivíduo deitado) ou a estatura para crianças de 2 anos ou mais (medida aferida com o indivíduo em pé) é avaliada segundo métodos preconizados e registrada em centímetros. A idade da criança é calculada em meses. Tais valores são identificados no gráfico de crescimento infantil, segundo o sexo. Este gráfico corresponde a curvas que refletem o crescimento de uma população de referência, isto é, aquela que inclui dados referentes a indivíduos sadios, vivendo em condições socioeconômicas, culturais e ambientais satisfatórias. No gráfico que consta na Caderneta de Saúde da Criança, são apresentados os percentis do índice de Altura por idade. A intersecção da medida de altura da criança com sua idade possibilitará a identificação da faixa de percentil de Altura por idade do indivíduo, devendo ser observados os pontos de corte para sua interpretação. O percentil de Altura por idade em que se encontra a criança também pode ser identificado por meio de tabelas que apresentam diferentes valores de estatura em função da idade e do sexo do indivíduo.

 

Interpretação

São definidos três pontos de corte para o índice de Altura por idade (percentis 3, 10 e 97), permitindo a seguinte classificação do crescimento infantil:

  • A/I abaixo do percentil 3: criança com altura baixa para a idade.
  • A/I maior ou igual ao percentil 3 e menor que o percentil 10: criança com risco para altura baixa para a idade.
  • A/I maior ou igual ao percentil 10 e menor que o percentil 97: criança com altura adequada para sua idade.
  • A/I maior ou igual ao percentil 97: criança com altura elevada para sua idade.

Se não tiver sido informado o dado de altura da criança, esta será classificada como “sem informação” no TabNet - SISVAN.

 

Usos

Permite avaliar o crescimento linear de crianças.

Permite a identificação de efeitos adversos acumulados sobre o crescimento da criança.

 

Limitações

Não é possível determinar o estado nutricional global da criança a partir desse índice.

 

Fonte

Norma Técnica da Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, 2004.

Curvas de referência: National Center for Health Statistics (NCHS), 1977.

 

Observação

As novas curvas de crescimento lançadas em 2006 pela Organização Mundial da Saúde ainda estão sendo implementadas no SISVAN. Portanto, os dados apresentados no TabNet ainda foram obtidos com o uso das curvas do NCHS (1977), recomendadas anteriormente.

 

 

4. Estado nutricional de adolescentes (Est nut adolescent)

Índice

Índice de Massa Corporal (IMC) em percentis para avaliação do estado nutricional de adolescentes.

 

Conceito

O Índice de Massa Corporal (IMC) é o indicador utilizado para avaliar a proporção entre o peso e a altura de adolescentes.

 

Método de cálculo

As medidas de peso e altura do indivíduo devem ser avaliadas segundo métodos preconizados e registradas, respectivamente, em quilos e em metros. O IMC é calculado pela relação entre o peso dividido pelo quadrado da altura do indivíduo, assim como expresso pela fórmula abaixo:

IMC =

Peso (Kg)

Altura (m)2



Topo



 

Desse modo, a unidade de medida deste indicador é Kg/m2.

 

Para adolescentes, isto é, indivíduos com idade entre maior ou igual a 10 anos e menor de 20 anos, a classificação do estado nutricional é realizada a partir da identificação do percentil de IMC por idade. O valor obtido de IMC e a idade do adolescente devem ser identificados no gráfico de IMC por idade, segundo o sexo do indivíduo. Este gráfico corresponde a curvas que refletem a distribuição desse indicador em uma população de referência, isto é, aquela que inclui dados referentes a indivíduos sadios, vivendo em condições socioeconômicas, culturais e ambientais satisfatórias. No gráfico, são apresentados os percentis do indicador de IMC por idade. A intersecção da medida de IMC do adolescente com sua idade possibilitará a identificação do percentil de IMC por idade do indivíduo, devendo ser observados os pontos de corte para sua interpretação. O percentil de IMC por idade em que se encontra o adolescente também pode ser identificado por meio de tabelas que apresentam diferentes valores de IMC em função da idade e do sexo do indivíduo.

 

Interpretação

São definidos dois pontos de corte para o indicador de IMC por idade para adolescentes (percentis 5 e 85), permitindo a seguinte classificação:

  • Percentil de IMC por idade abaixo de 5: adolescente com baixo peso.
  • Percentil de IMC por idade maior ou igual a 5 e menor que 85: adolescente com peso adequado (eutrófico).
  • Percentil de IMC por idade maior ou igual a 85: adolescente com sobrepeso.

 

Usos

O Índice de Massa Corporal é utilizado para classificar o estado nutricional de indivíduos adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

 

Limitações

Não permite a avaliação da composição corporal do indivíduo. Por exemplo, caso seja identificado um alto valor de IMC, não é possível afirmar com exatidão que o indivíduo apresenta excesso de gordura corporal, tendo em vista que há casos em que tal valor pode ser atribuído ao excesso de massa muscular, como no caso de atletas e halterofilistas.

 

Fonte

Norma Técnica da Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN.

Obesidade - Cadernos de Atenção Básica nº12.

 

 

4. Estado nutricional de adultos (Est nut adulto)

Índice

Índice de Massa Corporal (IMC) para avaliação do estado nutricional de adultos.

 

Conceito

O Índice de Massa Corporal (IMC) é o indicador utilizado para avaliar a proporção entre o peso e a altura de adultos.

 

Método de cálculo

As medidas de peso e altura do indivíduo devem ser avaliadas segundo métodos preconizados e registradas, respectivamente, em quilos e em metros. O IMC é calculado pela relação entre o peso dividido pelo quadrado da altura do indivíduo, assim como expresso pela fórmula abaixo:

IMC =

Peso (Kg)

Altura (m)2

 

Desse modo, a unidade de medida deste indicador é Kg/m2.

 

Para adultos (indivíduos com 20 anos ou mais e menores de 60 anos de idade) não são necessários cálculos adicionais para a interpretação do indicador de IMC. Portanto, o estado nutricional será determinado a partir do valor bruto de IMC.

 

Interpretação

A classificação do estado nutricional de adultos é realizada a partir do valor bruto de IMC. Nesse caso, são definidos três pontos de corte para o indicador de IMC (valores de IMC de 18,5, 25,0 e 30,0), permitindo a seguinte classificação:

  • Valores de IMC abaixo de 18,5: adulto com baixo peso.
  • Valores de IMC maior ou igual a 18,5 e menor que 25,0: adulto com peso adequado (eutrófico).
  • Valores de IMC maior ou igual a 25,0 e menor que 30,0: adulto com sobrepeso.
  • Valores de IMC maior ou igual a 30,0: adulto com obesidade.

 

Usos

O Índice de Massa Corporal é utilizado para classificar o estado nutricional de indivíduos adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

 

Limitações

Não permite a avaliação da composição corporal do indivíduo. Por exemplo, caso seja identificado um alto valor de IMC, não é possível afirmar com exatidão que o indivíduo apresenta excesso de gordura corporal, tendo em vista que há casos em que tal valor pode ser atribuído ao excesso de massa muscular, como no caso de atletas e halterofilistas.

 

Fonte

Norma Técnica da Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN.

Referência: National Health and Nutrition Examination Survey – NHANES II.

 

 

4. Estado nutricional de idosos (Est nut idoso)

Índice

Índice de Massa Corporal (IMC) para avaliação do estado nutricional de idosos.

 

Conceito

O Índice de Massa Corporal (IMC) é o indicador utilizado para avaliar a proporção entre o peso e a altura de idosos.

 

Método de cálculo

As medidas de peso e altura do indivíduo devem ser avaliadas segundo métodos preconizados e registradas, respectivamente, em quilos e em metros. O IMC é calculado pela relação entre o peso dividido pelo quadrado da altura do indivíduo, assim como expresso pela fórmula abaixo:

IMC =

Peso (Kg)

Altura (m)2

 

Desse modo, a unidade de medida deste indicador é Kg/m2.

 

Para idosos (indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos), não são necessários cálculos adicionais para a interpretação do indicador de IMC. Portanto, o estado nutricional será determinado a partir do valor bruto de IMC.

 

Interpretação

A classificação do estado nutricional de idosos, assim como a de adultos, é realizada a partir do valor bruto de IMC. Porém, para esse estágio de vida são definidos dois pontos de corte distintos daqueles de adultos para o indicador de IMC (valores de IMC de 22,0 e 27,0), permitindo a seguinte classificação:

  • Valores de IMC menor ou igual a 22,0: idoso com baixo peso.
  • Valores de IMC maior que 22,0 e menor que 27,0: idoso com peso adequado (eutrófico).
  • Valores de IMC maior ou igual a 27,0: idoso com sobrepeso.

 

Usos

O Índice de Massa Corporal é utilizado para classificar o estado nutricional de indivíduos adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

 

Limitações

Não permite a avaliação da composição corporal do indivíduo. Por exemplo, caso seja identificado um alto valor de IMC, não é possível afirmar com exatidão que o indivíduo apresenta excesso de gordura corporal, tendo em vista que há casos em que tal valor pode ser atribuído ao excesso de massa muscular, como no caso de atletas e halterofilistas.

 

Fonte

Norma Técnica da Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, 2004.

Referência: Lipschitz, 1994.

 

 

4. Estado nutricional de adolescentes (Est nut gestante)

Índice

Índice de Massa Corporal (IMC) por semana gestacional para avaliação do estado nutricional de gestantes.

 

Conceito

O Índice de Massa Corporal (IMC) é o indicador utilizado para avaliar a proporção entre o peso e a altura de gestantes.

 

Método de cálculo

As medidas de peso e altura da gestante devem ser avaliadas segundo métodos preconizados e registradas, respectivamente, em quilos e em metros. O IMC é calculado pela relação entre o peso dividido pelo quadrado da altura do indivíduo, assim como expresso pela fórmula abaixo:

IMC =

Peso (Kg)

Altura (m)2

 

Desse modo, a unidade de medida deste indicador é Kg/m2.

 

Para a classificação do estado nutricional de gestantes, além do cálculo do IMC, é necessário também identificar a semana gestacional em que se encontra a mulher avaliada.

 

Interpretação

A classificação do estado nutricional de gestantes é feita por meio do gráfico de IMC por idade gestacional. Este gráfico apresenta três curvas, que delimitar quatro faixas de classificação:

  • Valores de IMC por idade gestacional abaixo da curva inferior: gestante com baixo peso.
  • Valores de IMC por idade gestacional entre a curva inferior e a segunda curva: gestante com peso adequado (eutrófica).
  • Valores de IMC por idade gestacional entre a segunda curva e a curva superior: gestante com sobrepeso.
  • Valores de IMC por idade gestacional acima da curva superior: gestante com obesidade.

 

O estado nutricional da gestante também pode ser identificado por meio de tabelas que apresentam diferentes valores de IMC em função da semana gestacional apresentada.

 

Usos

O Índice de Massa Corporal é utilizado para classificar o estado nutricional de indivíduos adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

 

Limitações

Não permite a avaliação da composição corporal do indivíduo. Por exemplo, caso seja identificado um alto valor de IMC, não é possível afirmar com exatidão que o indivíduo apresenta excesso de gordura corporal, tendo em vista que há casos em que tal valor pode ser atribuído ao excesso de massa muscular, como no caso de atletas e halterofilistas.

 

Fonte

Norma Técnica da Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, 2004.

Referência: Atalah et al. 1997

 

 

 

 
  • OUTRAS FORMAS DE OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES

 

Formas de contato com a Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição – CGPAN/ DAB/ SAS/ MS:

Por correspondência ou ofício:

Ministério da Saúde

SAS - Secretaria de Atenção à Saúde

DAB - Departamento de Atenção Básica

CGPAN - Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição

SEPN 511 Bloco C Bittar IV - 4ºandar

Brasília - DF 70750-543

 

Por telefone: (61) 3448-8226/-8238

 

Por fax: (61) 3448-8228

 

Por e-mail: sisvan@saude.gov.br ou cgpan@saude.gov.br

 

Formas de contato com o DATASUS

Por correspondência ou ofício:

Ministério da Saúde

Secretaria Executiva

Departamento de Informática do SUS

Coordenação de Sistemas de Atenção Básica

Rua México, 128, 7º andar

CEP 20.031-142 - Castelo

Rio de Janeiro - RJ

 

Por fax: (21) 3985-7296

 

Pela página do Datasus, através do Fale conosco.

 

 

Topo